A formação técnica é um diferencial competitivo para as pessoas que ingressam no mercado de trabalho. Jovens com ensino técnico têm mais chance de conquistar o primeiro emprego, além de maior possibilidade de ascensão profissional em relação aos que cursaram o segundo grau convencional, revela a pesquisa “Inclusão produtiva de jovens com ensino médio e técnico-profissional: experiência de quem contrata”. A pesquisa mostra, também, que contratação de pessoas qualificadas na faixa etária de 18 a 27 anos está cada vez mais difícil.
O estudo, realizado pela Fundação Roberto Marinho, Itaú Educação e Trabalho e Arymax, constata que, no processo de contratação de grandes empresas, o diploma de curso técnico é o principal diferencial na avaliação do currículo para preenchimento de vagas. Embora a perspectiva seja positiva, a contratação desses profissionais constitui ainda um grande desafio para as empresas. Seis em cada dez organizações afirmaram que o curso técnico completo é um grande diferencial para a contratação de jovens e que a falta de qualificação técnica e de experiência constitui um dos maiores obstáculos para a contratação. Isso mostra que o mercado de trabalho está carente desse perfil de profissional.
Diante da carência exposta na pesquisa, os cursos técnicos são o melhor caminho para quem busca entrada imediata no mercado de trabalho. “Empregabilidade rápida, pode ser cursado junto com o Ensino Médio, crescente números de novos títulos a serem cursados no módulo EAD, mais confiabilidade por parte dos empresários, as vantagens são muitas para quem decide investir em um curso técnico”, reforça Gumercindo de Campos Junior, docente na área de gestão e negócios do Senac Itapetininga.
De acordo com o docente, além da alta taxa de empregabilidade, é importante salientar que os cursos técnicos possuem valores acessíveis das mensalidades. Se as pessoas souberem o que realmente gostam, fica muito fácil estudar, se qualificar e conseguir um emprego. “Os cursos técnicos contam com disciplinas focadas ao que será útil a quem deseja entrar no mercado de trabalho a curto prazo”, destaca o docente.
Vagas abertas
O Senac Itapetininga tem 325 vagas de bolsas de estudo com 100% de gratuidade em 14 cursos técnicos com inscrições abertas em agosto, em diferentes áreas de conhecimento. Podem se inscrever em um curso técnico quem tem o Ensino Médio completo ou que esteja cursando o 2º ano do Ensino Médio.
Estão com inscrições abertas os cursos técnicos em: Administração (três turmas), Informática (duas turmas), Estética (três turmas), Recursos Humanos, Segurança do Trabalho, Massoterapia (duas turmas) e Farmácia (duas turmas). Mais de 80% das turmas desses cursos serão compostas por alunos bolsistas.
“O Senac tem aceitação no mercado de trabalho, docentes preparados e atualizados, além de trabalhar e investir nas competências técnicas em seus alunos, também trabalha e desenvolve as competências comportamentais, pois entende que hoje tal competência é primordial para a permanência e empregabilidade no mercado de trabalho”, ressalta Campos Junior.
Programa Senac de Gratuidade
Quem se interessar em inscrever-se no Programa Senac de Gratuidade para obter uma bolsa de estudo com 100% de desconto deve comprovar renda familiar mensal por pessoa de até dois salários mínimos federais e fazerem sua inscrição para uma bolsa de estudo 20 dias antes do início do curso escolhido, sempre a partir das 12 horas, pelo site do Programa Senac de Gratuidade.
Mais informações sobre os cursos técnicos do Senac Itapetininga podem ser obtidas no site da instituição.
Serviço:
Senac Itapetininga
Endereço: Rua Dom Joaquim, 495 – Centro, Itapetininga/SP
informações: https://www.sp.senac.br/senac-itapetininga