A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, tem investido no aumento da produtividade de suas operações de transporte de madeira por meio da aquisição de um novo modelo de carreta Super Bitrem, o Knarr, que traz inovação na logística florestal, ao garantir aumento de produtividade e redução de custos. Neste ano, foram adquiridas 40 carretas para a Unidade de Negócios Florestal do Estado de São Paulo, das quais 10 são da cor rosa e 10 representam as cores LGBTQIAP+.
O conceito do Knarr foi desenvolvido em 2020 para otimização da logística florestal no interior paulista. Em 2021, foi aprovada a construção do primeiro protótipo. Os primeiros resultados ratificaram o potencial elevado de ganho de caixa de carga que pode chegar a até 35%, de acordo com o peso específico e comprimento da madeira. O aumento de volume transportado em cada viagem possibilitará redução no número de viagens totais e, consequentemente, redução de custos, de consumo de combustível e da emissão de CO².
Pluralidade na área florestal
Os novos modelos de transporte levam as cores rosa e da bandeira LGBTQIAP+, iniciativa em parceria com o Plural, programa da Suzano que tem como objetivo promover a diversidade e inclusão na companhia, para incentivar a reflexão do tema. Por meio do Plural, a Suzano tem cultivado a diversidade e reconhecido a importância de refletir na empresa a pluralidade da nossa sociedade, que se expressa em identidades de gêneros, etnias e raças, faixas etárias, orientações sexuais, nacionalidades, crenças, deficiências físicas, entre outras.
“A Suzano acredita que só é bom para nós se for bom para o mundo e, por isso, realizou essa ação, que além de beneficiar com a redução de custos no transporte também reforça nosso compromisso com a diversidade e inclusão”, relata Thais Millani, gerente executiva de Operações Florestais – Unidade de Negócio Florestal São Paulo.
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br