A Secretaria Municipal de Trânsito de Itapetininga iniciou, no último domingo, dia 21, a instalação de um dispositivo eletrônico capaz de alertar motoristas sobre a altura máxima dos veículos que utilizam o “Pontilhão do Olho d’Água”, um dos principais acessos aos bairros Arruda, Orestes, Salem e uma das rotas à rodovia Gladys Bernardes Minhoto, a popularmente conhecida “Estrada Velha Itapetininga-Tatuí”.
O sistema contem sensores eletrônicos que fazem a leitura da altura dos veículos. Ao excederem o limite máximo de 2,70 m (altura do pontilhão), os motoristas são alertados por um sinal sonoro e um luminoso piscante, indicando a necessidade da mudança de rota.
De acordo com a pasta, a montagem do equipamento foi feita com o reaproveitamento de materiais da própria Secretaria de Trânsito, sem custos adicionais ao município, com projeto desenvolvido pelo chefe de Seção Operacional Técnica, Darci Nunes Vieira, servidor público há 35 anos, e com o apoio de todo o corpo técnico da Secretaria de Trânsito.

A instalação prevê a colocação dos pórticos sinalizados nos dois sentidos para quem acessa o Pontilhão e faz parte das ações da Semana Nacional de Trânsito, que vai até o dia 25 de setembro.
No sentido centro X bairro, o dispositivo já está em operação. A previsão é de que a instalação do equipamento no sentido contrário (bairro x centro) seja concluída ainda nesta semana, de acordo com as condições climáticas.
Além do novo dispositivo, o trecho já havia recebido reforço na sinalização de segurança, com pintura zebrada no viaduto e novas placas indicativas sobre a altura máxima permitida.
Com média diária de passagem de 10 mil veículos diversos pelo acesso, o equipamento, segundo a Secretaria de Trânsito, vem a somar para maior segurança e fluidez no tráfego, podendo evitar que caminhões e outros veículos de maior porte enrosquem debaixo do Pontilhão.
Ainda, segundo a pasta, estudos estão sendo desenvolvidos para a implantação do equipamento em outros pontos do município.
A Secretaria de Trânsito orienta os motoristas para que redobrem a atenção ao transitarem pelo trecho.





