Itapetininga recebeu equipe técnica do nível central de Vigilância Sanitária estadual para visita às entidades parceiras do projeto Plante Seguro que foi selecionado pela FIOCRUZ como experiência exitosa na Atenção Primária à Saúde.
O projeto Plante Seguro é uma iniciativa da vigilância Sanitária municipal, em atendimento às diretrizes do Programa VSPEA – Vigilância de população exposta à Agrotóxicos no Ministério da Saúde que realiza ações educativas extensivas na zona rural de Itapetininga, contemplando Unidades de Saúde da Família, escolas e propriedades rurais com o objetivo de contribuir para o uso seguro de defensivos agrícolas.
O grande diferencial deste projeto é o apoio de diversas entidades como Sindicato Rural de Itapetininga e Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo além do apoio municipal da Secretaria de Agricultura e Fomento ao Agro Negócio e Defesa Civil.
Para fortalecer a parceria interinstitucional, o Centro de Vigilância Sanitária esteve nos dias 15 e 16 de outubro visitando as instituições, reconhecendo o potencial agrícola, acolhendo demandas e auxiliando na projeção de novas ações.
Itapetininga se destaca no cenário nacional e foi selecionada para participar do 1º Encontro Nacional da Rede Colaborativa de Inovações em Atenção Primária à Saúde, organizado pela Fiocruz no Rio de Janeiro.





