O livro “Nico, a história de um homem que ousou se opor à Guerra Paulista” sobre o ex-prefeito Antonio Fogaça de Almeida será lançado nesta quarta-feira (6), às 19h, no Árabe Bistrô, em Itapetininga. O livro foi escrito pela neta do ex-prefeito, Soraya Fogaça e publicado pela editora Gregory.
O trabalho é o resultado de muitos meses de pesquisa que a autora realizou sobre a vida de seu avô, que foi prefeito de Itapetininga durante os anos de 1930 a 1933. A história começa com sua vida em São Miguel Arcanjo (também foi prefeito nessa cidade) onde se mantém até 1927, vindo para Itapetininga para fortalecer o Partido Democrático, recém-formado, sendo o primeiro partido de oposição que Itapetininga conheceu.
Nico era forte opositor à política oligárquica paulista. Apoiador da Revolução de 30 (que impediu a posse de Júlio Prestes) e defensor do governo de Getúlio Vargas nos meses que antecederam a Revolução de 32 (Guerra Paulista), o que lhe causou sérios problemas.
Todos os fatos apresentados no livro foram tirados de jornais da época, documentos do Arquivo de São Paulo, do Arquivo Nacional e do acervo da família.