Com aproximadamente 70 servidores da Prefeitura de Itapetininga, o “Mutirão contra Dengue” recolheu 30 toneladas nos bairros Central Parque 4L, Vila Aliança e Vila Francisca. Os locais foram percorridos neste início de semana entre segunda e quarta-feira, nos dias 3, 4 e 5. Essa iniciativa é uma ação multidisciplinar entre as pastas da Educação, Serviços Públicos, Obras e Saúde.
Conforme os técnicos da saúde, muitos locais tinham potencial para se tornarem criadouros de Aedes e abrigo para animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões. O Mutirão realizou seis viagens de caminhões com materiais. Foram visitadas 765 casas para eliminar os possíveis criadouros do Aedes Aegypti, porém 114 residências estavam fechadas, ou seja 13% do total.
O trabalho tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de manter a cidade limpa para combater o mosquito. Os moradores do bairro receberam orientações sobre a eliminação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya e os danos à saúde da população.
Com as visitas, os técnicos buscam sensibilizar os moradores para manter os quintais e varandas limpas e a realizarem o descarte correto de materiais que possam acumular água. Os técnicos da saúde alertam que os inservíveis devem ser descartados adequadamente, caso contrário o destino é seguir para terrenos baldios e matas ciliares. Isso acarreta maiores problemas para o meio ambiente e a saúde coletiva.
A população também pode ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti que se reproduzem facilmente em áreas paradas. Por isso, deve-se denunciar as áreas de descarte irregular de materiais ou terrenos com lixo ao Atende Fácil do Paço Municipal ou da Vila Rio Branco. A reclamação pode ser feita pelo telefone 156. A informação será apurada pelos setores de fiscalização e a multa é de R$ 1,7 mil.