No início do mandato em Brasília, a deputada federal Simone Marquetto (MDB-SP) recebeu a vice-prefeita de Itapuã, Maria Cléia Pichelli, no Gabinete.
“Naquelas primeiras semanas de mandato recebi a visita da Cléia que buscou informações sobre o Selo SISBI, um dos grandes legados da minha gestão como prefeita de Itapetininga”, destacou a parlamentar.
A deputada Simone Marquetto compartilhou com a vice-prefeita o caminho que foi percorrido em Itapetininga e agora, uma grande novidade. “Chegando aqui em Brasília nesta semana, recebo novamente a visita da vice-prefeita e soube que após a nossa orientação, Itapuí conquistou o Selo SISBI e agora pode comercializar seus produtos de origem animal em todo o Brasil”, disse Marquetto.
Na gestão em Itapetininga, Simone Marquetto adequou a legislação e conquistou o Selo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), que permite que produtos alimentícios de origem animal, produzidos no município possam ser comercializados em todo o Brasil. Empresas de laticínios, como a Basleite e de defumados Feitchtenberger são exemplos. Elas foram credenciadas e hoje, já comercializam em todo o país.
O SISBI, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de origem animal para garantir a segurança alimentar. Os estabelecimentos registrados nesses serviços estaduais e municipais que integrem o SISBI podem comercializar os produtos em todo o território nacional.
“Itapetininga foi uma das primeiras cidades do estado de São Paulo a conquistar o SISBI e agora, outras cidades, como Itapuã, já estão cadastradas e isso gera economia e emprego para as cidades”, finalizou a deputada federal Simone Marquetto.