09 MAR 2021
MARCO VIERA DE MORAES
Aos 55 anos, o professor de ensino médio José Eduardo Gomes Franco, mais conhecido como Dudu Franco, foi reeleito pelo MBD para mais um mandato de vereador na Câmara de Itapetininga, com 753 votos. Filho do também professor e ex-vereador Geraldo Correa Franco (já falecido), Dudu quer focar seu trabalho no Legislativo para ajudar pessoas com necessidades especiais, como portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pacientes com câncer.
Ele reconhece que os desafios “não serão fáceis”, e destaca a pandemia do coronavírus como “um desafio a ser superado por todos os governantes”. Veja a seguir os principais trechos da entrevista exclusiva concedida ao site Cidade Itapetininga.
A que o senhor atribui a sua eleição? Atribuo a minha reeleição graças ao trabalho da minha família, dos amigos que trabalharam voluntariamente, a todos que depositaram um voto de confiança, e a Deus que nos abençoou para que eu possa continuar trabalhando por Itapetininga na Câmara Municipal, foi uma eleição disputada, voto a voto, fico muito feliz e me sinto abençoado em poder dar continuidade em meus projetos.
Quais serão os principais desafios desta legislatura? Sei que os desafios não serão fáceis, a pandemia com toda certeza será um desafio a ser superado por todos os governantes nos próximos anos, meu mandato continua à disposição de toda população para que eu possa auxiliar nas causas que possam impactar positivamente toda a comunidade.
Quais são suas propostas e projetos? Meu mandato tem lutado em prol dos portadores de necessidades especiais, principalmente os que possuem TEA (Transtorno do Espectro Autista), minha luta é para conquistar uma clínica para tratamento específico TEA em Itapetininga, também venho lutando na área da saúde para conquistar um centro em nossa cidade de quimioterapia para pacientes com câncer, isso irá evitar deslocamentos para cidades distantes e mais conforto aos pacientes de nossa cidade. Outra questão que venho lutando na Câmara Municipal é sobre os escapamentos de motos, o famoso ‘escapamento’ aberto’, isso tem gerado diversas reclamações por parte de moradores, em especial idosos, portadores de deficiência, pessoas sensíveis ao barulho e animais, que infelizmente vêm sofrendo com o grande barulho causado. Já apresentei um projeto de lei e, também, tenho procurado autoridades da área para que juntos possamos buscar alternativas dentro da legislação para que haja fiscalização e a diminuição dos ruídos.
Cidade Itapetininga – Qual vai ser sua principal área de atuação? Uma das áreas de atuação será a conquista da Clínica Escola TEA, o tratamento de oncologia em nossa cidade e a instalação de uma clínica para dependentes químicos de álcool e drogas.
Cidade Itapetininga – A pandemia afetou o trabalho do vereador? De que maneira?
Dudu Franco – O que alterou foi o contato direto, agora que estamos retornando às sessões presenciais no plenário, até alguns meses atrás estávamos realizando de forma on-line, agora, seguindo todas as normas sanitárias, retornamos às sessões presenciais. O nosso trabalho é de grande importância ter o contato direto, dentro da medida do possível estou tentando me adequar para continuar trabalhando em prol da nossa cidade.
Na sua avaliação, como Itapetininga está enfrentando a pandemia? Acredito que a Prefeita Simone Marquetto tem feito um trabalho sério e responsável à frente da pandemia, sabemos de todos os anseios e dificuldades da população e ela tem gerido com maestria e tomado ações no momento certo. A saída desta pandemia será através de um pacto coletivo de toda sociedade, quanto mais pessoas colaborarem, bons resultados vamos ter e tenho certeza que, na medida do possível, a comunidade itapetiningana vem fazendo a sua parte.
Como será o relacionamento com a administração municipal? O meu relacionamento é de respeito com a administração, com os meus eleitores e com toda população de Itapetininga, quero continuar parceiro da administração em projetos que possam atender positivamente toda comunidade, quero ser um facilitador para auxiliar no desenvolvimento de Itapetininga.