A Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, dia 25, o Projeto de Lei 4943/23, que institui o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria, a ser celebrado em 07 de outubro de cada ano. A proposta será enviada ao Senado Federal.
O projeto é de autoria da deputada federal Simone Marquetto (MDB-SP). Com o terço nas mãos, recebido pelo Papa Francisco, durante Missão Oficial da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, recentemente na Itália, a parlamentar falou na tribuna. “Esta data irá unir todos os católicos apostólicos romanos de nosso País e iremos resgatar nossa fé”, afirmou a parlamentar.
Já o relator, deputado Luiz Gastão (PSD-CE), lembrou que o Rosário da Virgem Maria é uma prática de devoção amplamente difundida na cultura religiosa do Brasil. “Por séculos, ele tem sido um símbolo de fé, esperança e proteção para os crentes, proporcionando conforto espiritual e orientação em momentos de adversidade”, afirmou.
“É com o Rosário que o nosso coração se acalma ao abrir uma corrente para o espírito e se conectar com o divino. O Rosário é “arma” espiritual na luta contra o mal, contra a violência, pela paz nos corações, nas famílias, na sociedade e no mundo. Que no dia 07 de outubro de cada ano, ao meio-dia, nós, católicos, possamos juntos fazer a oração do Rosário da Virgem Maria”, concluiu a deputada federal Simone Marquetto.
De acordo com o PL, é nesse dia que a Igreja Católica comemora o dia de Nossa Senhora do Rosário, que apareceu a São Domingos de Gusmão em 1208, na França, onde Maria entrega a ele um Rosário. A oração do Rosário é um pedido de Nossa Senhora em suas 16 aparições pelo mundo reconhecidas pelo Vaticano.
O Rosário contém as duas orações principais do Cristão. O Pai Nosso, ensinado por Jesus (segundo o evangelho Mateus 6, 9 – 13), e a Ave Maria (segundo o evangelho de São Lucas 1,28), que foram as palavras do anjo Gabriel e de Santa Isabel, extraídas do Evangelho de São Lucas.
No Santo Rosário, o cristão medita os mistérios da vida de Jesus Cristo. É uma oração poderosa, que santifica as famílias, liberta os cativos e converte os corações.