A deputada federal Simone Marquetto (MDB-SP) participou do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde das Mulheres, na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, dia 02. Uma pauta tão importante que tem como foco o cuidado, que é transformador.
“Quero parabenizar a deputada federal Renilce Nicodemos (MDB-PA), presidente da Frente, pela sensibilidade, e também dizer que tenho orgulho em ser a coordenadora do Sudeste do país neste trabalho. Meu mandato estará sempre disponível para as mulheres do Brasil”, destacou Simone Marquetto, que também parabenizou a deputada federal Iza Arruda (MDB-PE).
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, 51,1% da população brasileira era do sexo feminino. O dado representa 4.8 milhões de mulheres a mais que homens no país. Diante desse número, a Frente Parlamentar tem o objetivo de discutir e elaborar políticas públicas que garantam a promoção da saúde feminina, com ênfase na prevenção e no combate ao câncer de mama e do colo do útero, além de outros diversos aspectos que interfiram não só na saúde física, mas também mental da mulher.
A deputada federal Simone Marquetto destacou que enquanto prefeita de Itapetininga, no interior paulista, investiu na saúde pública com a conquista e vinda da Faculdade de Medicina – USCS, Centro de Saúde da Mulher “Amanda Coelho da Silva”, Centro de Reabilitação Municipal, Farmácia Municipal, unidade nova com entrega de suplementos para quem tem câncer, Programa Saúde na Escola, Novos Postos de Saúde, Mutirão de Catarata, Programa Emad que cuida de pacientes em casa, Casa de Apoio ao Câncer em Barretos e Jaú, Prontuário Eletrônico, Mais médicos + concurso, SAMU no Rechã, Frota Renovada (31 novos veículos), Unidade Móvel de Saúde (dentista), Hospital de Campanha, Ambulatório Pós-Covid.
Como presidente da RMS – Região Metropolitana de Sorocaba, Simone Marquetto também conquistou Habilitação dos leitos do Hospital Nipo-Brasileiro em São Miguel Arcanjo, Habilitação do equipamento de Radioterapia do CHS Sorocaba que estava parado desde 2014.