O deputado federal e presidente estadual do Progressistas, Maurício Neves, criticou, em postagem em suas redes sociais, a fala da Ministra Marina Silva por ela ter se referido ao setor do Agronegócio como “Ogronegócio”.
O parlamentar disse que respeita a história de Marina Silva, porém, discorda do posicionamento da ministra do Meio Ambiente. Para ele, “é importante ressaltar a relevância do agronegócio para o país. Nossa agricultura é reconhecida como uma das mais sustentáveis do munido, com a preservação de reservas legais e produção de alimentos e biocombustíveis”.
Maurício Neves citou ainda a potencialidade do Agronegócio na região de Itapetininga, que se tornou o primeiro município do país em produtividade de soja, com uma média de 4,8 toneladas por hectare, conforme dados de 2021 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Já no ranking de produção, Itapetininga também está entre as primeiras cidades do Estado, ocupando a terceira maior produção paulista de soja. “Além dos empregos e da renda que o setor representa, há outras cadeias produtivas e de serviços ligadas à essa engrenagem do agronegócio e que coloca Itapetininga e toda a região Sul Paulista, como protagonistas no setor”, comentou.
Por fim, o presidente estadual do Progressistas também elogiou o dinamismo do Agronegócio da região Sul Paulista, citando como exemplo, além da questão da produtividade, um dos principais eventos do gênero no Estado de São Paulo, a ExpoAgro de Itapetininga. “A Expor Agro é a grande vitrine do Agronegócio de Itapetininga e região”, finalizou.