PUBLICIDADE
15 de dezembro de 2025
Sem resultado
Ver todos os resultados
ANUNCIE
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Jornal Cidade Itapetininga
Sem resultado
Ver todos os resultados

Eleições 2022: saiba o que é preciso levar no dia da votação 

As eleitoras e eleitores devem comparecer ao seu local de votação, das 8h às 17h, levando um documento de identificação com foto. Esse documento pode ser a carteira de identidade, a carteira de trabalho, a habilitação, o passaporte, entre outros. Foto: Agência Brasil.

Facebook TwitterWhatsappTelegram

As eleições estão se aproximando e o eleitorado deve se preparar para a votação. No próximo dia 2, data do primeiro turno, estarão em disputa cinco cargos, que serão apresentados na tela da urna eletrônica na seguinte ordem: deputada ou deputado federal, deputada ou deputado estadual, senadora ou senador, governadora ou governador, e, por último, presidenta ou presidente da República.

As eleitoras e eleitores devem comparecer ao seu local de votação, das 8h às 17h, levando um documento de identificação com foto. Esse documento pode ser a carteira de identidade, a carteira de trabalho, a habilitação, o passaporte, entre outros. O e-Título, aplicativo que contém a versão digital do título de eleitor, também é aceito desde que contenha foto, o que ocorre nos casos em que a pessoa fez a coleta dos dados biométricos na Justiça Eleitoral.

PUBLICIDADE

A identificação será híbrida, ou seja, as pessoas que coletaram a biometria serão reconhecidas pelas digitais após a apresentação do documento, sendo dispensada a assinatura no caderno de votação. Já aquelas que não possuem a biometria serão identificadas apenas pelo documento com foto e assinarão o caderno de votação.

Há, ainda, a possibilidade de que a pessoa não tenha coletado a biometria na Justiça Eleitoral e seus dados biométricos estejam na base de dados da urna. Isso acontecerá com pouco mais de 4 milhões de eleitoras e eleitores cujos registros foram importados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), mediante convênio realizado entre o órgão e a Justiça Eleitoral. A habilitação dessas pessoas ocorrerá de forma idêntica àquela que é feita com a biometria coletada pela Justiça Eleitoral.

É muito importante que todas e todos compareçam ao local de votação com os números anotados, de modo que o exercício do voto aconteça de forma ágil e segura. Isso contribuirá para que o processo transcorra dentro da normalidade em cada seção eleitoral. Antes de escolher suas candidatas e candidatos, é imprescindível obter informações sobre os concorrentes, quais são as suas propostas, se o discurso condiz com a respectiva história, ou seja, conferir elementos que contribuirão para um voto consciente e responsável.

No estado de São Paulo, estão aptos a votar mais de 34 milhões de eleitoras e eleitores, distribuídos em 10.769 locais de votação. Serão utilizadas 101.543 urnas eletrônicas, sendo que cada seção eleitoral corresponde a uma urna.

As eleições são grandiosas, o estado de São Paulo representa pouco mais de 22% do eleitorado nacional. E a Justiça Eleitoral paulista está preparada para realizar eleições limpas e seguras, a fim de garantir que todas e todos exerçam o voto e tenham sua vontade respeitada nas urnas.  Para isso, contamos com o trabalho de cerca de 500 mil pessoas, entre mesárias e mesários, juízas e juízes, servidoras e servidores e colaboradoras e colaboradores.

A contribuição das eleitoras e eleitores e dos partidos políticos, por sua vez, é fundamental para o êxito de todo o processo. No dia eleição, é proibida a divulgação de qualquer espécie de propaganda, inclusive a prática de espalhar material impresso nas proximidades dos locais de votação, popularmente conhecida como “derramamento de santinhos”. Nesses casos, é possível a aplicação de multa e a apuração de eventual crime.

É vedada, ainda, a propaganda de boca de urna e qualquer tentativa de influenciar a vontade da eleitora ou do eleitor, inclusive a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado.

Essas vedações não impedem, porém, que o indivíduo manifeste a sua preferência por partido, candidata ou candidato, desde que a manifestação aconteça de forma discreta. Ela é permitida por meio de bandeiras, broches, adesivos ou mesmo uma camiseta, desde que não seja padronizada. O eleitorado tem ampla liberdade de manifestação, mas responde por divulgação de conteúdos inverídicos e ofensa à honra.

No momento da votação, o sigilo do voto deve ser garantido para que todas e todos exerçam o seu direito livremente. Por isso, é proibido o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico dentro da cabina de votação. O registro visual do voto poderia expor eleitoras e eleitores à captação ilícita de sufrágio, isto é, à compra de votos, que é um crime eleitoral. A norma também pretende evitar a realização de vídeos maliciosos sobre o processo eleitoral e posterior publicação nas redes sociais.

Os eleitores e eleitoras devem deixar o celular ou aparelhos eletrônicos na mesa receptora de votos ou sobre uma mesa que estará posicionada ao lado da cabine de votação. O aparelho será coletado logo após o voto e não será manuseado pelas mesárias e mesários.

Outro aspecto importante destas eleições é o combate à desinformação. A Justiça Eleitoral tem promovido vários esforços para combater informações falsas sobre as eleições. Entre eles a recomendação de que o eleitor ou eleitora verifique a procedência da informação antes de propaga-la e procure avaliar qual o objetivo existe por trás da divulgação. Informações falsas podem produzir consequências graves. Na dúvida, não compartilhe.

Nesse contexto, o TSE disponibilizou em sua página o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições, que recebe denúncias de violações dos termos de uso de plataformas digitais especificamente relacionadas com a desinformação ou disparo em massa sobre o processo eleitoral. Já as irregularidades na propaganda eleitoral podem ser denunciadas por meio do aplicativo Pardal.

Por fim, em relação à urna eletrônica, sua eficácia é garantida. Implantada há 26 anos, sua utilização trouxe confiabilidade para as eleições brasileiras ao eliminar diversas etapas manuais do processo, que propiciavam erros e possibilitavam a ação de pessoas de má-fé. A urna não é conectada à internet e após o encerramento da votação na seção eleitoral já é possível conhecer o resultado de cada máquina por meio do Boletim de Urna (BU), documento afixado no próprio local de votação e disponibilizado na internet em seguida.

Relacionadas

Luiz Inácio Lula da Silva é eleito presidente do Brasil

por Cidade Itapetininga
Luiz Inácio Lula da Silva é eleito presidente do Brasil

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 76 anos, foi eleito presidente do Brasil. O líder sindical recebeu 50,84% dos votos...

Ler maisDetails

Tarcísio de Freitas é eleito governador de São Paulo

por Cidade Itapetininga
Tarcísio de Freitas é eleito governador de São Paulo

Com cerca cerca de 93% das urnas apuradas, o candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) está matematicamente eleito para o governo...

Ler maisDetails

Prefeitura de Itapetininga fornecerá ônibus gratuito para eleitores no 2º Turno

por Cidade Itapetininga
Itapetininga tem 117.697 eleitores aptos a votar em 2022

A Prefeitura de Itapetininga informa que neste domingo, dia 30 de outubro, 2º Turno das Eleições 2022, disponibilizará linhas de...

Ler maisDetails

Bispo Dom Gorgônio afirma que igreja não tem partido e critica manifestações políticas de padres nas eleições  

por Cidade Itapetininga
Bispo Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto. (William Furtado)

A Diocese de Itapetininga, publicou nesta terça-feira (18), uma nota de esclarecimento do Bispo Diocesano, Dom Gorgônio, referente as eleições...

Ler maisDetails

Edson Giriboni é reeleito deputado estadual com 59.087 votos

por Cidade Itapetininga
Edson Giriboni é reeleito deputado estadual com 59.087 votos

O deputado estadual Edson Giriboni (União Brasil) foi reeleito deputado estadual com 58 mil votos. Ele fará fará parte da...

Ler maisDetails
Ver mais
PUBLICIDADE

Notícias Recentes

Elias Francisco, de Alambari, da classe F33, alcançou um feito histórico. (Divulgação)

Paratleta de Alambari, Elias Francisco, conquista dois recordes das Américas no Campeonato Brasileiro Paralímpico

O Night Glow é um espetáculo noturno encantador, no qual balões de ar quente permanecem presos ao solo enquanto realizam uma coreografia de luzes sincronizadas. (Divulgação)

Alambari prepara noite mágica com ‘Night Glow’ e show especial de Paulo Ricardo com entrada gratuita

No curso, os alunos são orientados e preparados na busca de um emprego compatível com seus interesses e habilidades. (Agência Brasil)

PAT de Itapetininga tem 224 oportunidades de emprego nesta segunda-feira

A população da cidade de Itapetininga chegou a 157.790 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 9,29% em comparação com o Censo de 2010. (William Furtado)

Prefeitura de Itapetininga realiza nova Audiência Pública para revisão do Plano Diretor nesta segunda-feira

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Conteúdo Especial
  • Esportes
  • Região
  • Cultura

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.