Uma manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro está marcada para sábado (29), em Itapetininga. A carreata será às 13h com concentração na praça dos Três Poderes e passará por vários pontos da cidade, encerrando com uma manifestação no Largo dos Amores, às 15h30.
Às 15h30h, também será realizada uma concentração na Avenida Peixoto Gomide, próximo ao Fórum Criminal, organizada pelo mesmo grupo, que passará pela Campos Salles e outras ruas centrais até se juntar com a manifestação no Largo dos Amores. Os organizadores pedem que todos os manifestantes adotem medidas de proteção, como uso de máscara e álcool em gel.
Nas redes sociais, o mote do ato é “Pela vida, democracia, emprego e renda”. Há articulação nacional por protestos no próximo fim de semana em todo país. Manifestações foram convocadas em cidades como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Salvador (BA).
Em Itapetininga, o protesto é organizada pelo Movimento Antifascista Itapetininga, pela União da Juventude Comunista, pelo Grupo Fora Bolsonaro e pelos partidos de esquerda PT e PSOL. De acordo com João Gabriel Machado, um dos organizadores, o principal objetivo da manifestação, além do pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro, é exigir maior atenção às políticas sociais e exigir a facilitação da produção das vacinas, já que a vacinação no Brasil está bem atrasada.
“Pedir o Fora Bolsonaro é mais do que uma questão estritamente política partidária, é uma questão de soberania nacional, de tentar fazer com que o estado brasileiro possa cumprir seu papel e que o ministério da saúde possa cumprir seu papel, o que não é possível tendo a frente do poder uma figura incapaz como ele”, explica João.