Um estudo chamado “O impacto da Covid-19 nas organizações da sociedade civil brasileiras” indica que duas em cada dez instituições do país estão sem condições de manter projetos e continuar as atividades junto às comunidades em que auxiliam. Os gestores de 1.760 organizações da sociedade civil do país ouvidos pela pesquisa, afirmaram que 87% delas tiveram suas atividades principais interrompidas ou suspensas e 73% responderam que houve queda significativa da captação de recursos.
Preocupado com os efeitos da pandemia nas entidades beneficentes da região, o deputado Edson Giriboni (PV) procurou a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social para agilizar a liberação de recursos para essas organizações. Na quarta-feira (26), Giriboni esteve reunido com a secretária estadual Célia Parnes para tratar do assunto. “Apresentamos algumas emendas para ajudar as instituições, mas estão paradas, viemos solicitar uma atenção especial da secretaria nesse sentido”.
De acordo com Giriboni, a secretária foi sensível ao seu pedido, “mas algumas medidas fogem do seu alcance, passam por questões legais”, explicou o deputado. “Infelizmente, em virtude das medidas de restrição, as associações estão proibidas de fazer eventos e bazares, grandes fontes de arrecadação e renda”, diz o deputado que conhece bem as dificuldades enfrentadas pelas instituições beneficentes, mesmo antes da pandemia. O encaminhamento de emendas para auxiliar as entidades é comum nos mandatos do deputado Giriboni.
Em Itapetininga, por exemplo, o parlamentar já ajudou com recursos mais de 20 entidades. “É um pedido constante e fazemos o possível para atender, porque sabemos que é uma verba muito importante para que elas continuem prestando esse serviço valoroso”.