“O investimento em infraestrutura, área que inclui as rodovias, é muito importante para superar gargalos que encarecem a produção, como os custos e o tempo de transporte, prejudicando a competitividade dos municípios e das empresas desses municípios”, diz o deputado Edson Giriboni (PV).
Segundo o deputado, que conseguiu recursos para recuperação de estradas e também trabalhou à frente da secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, somente na Raposo Tavares (SP-270), de Araçoiaba da Serra até Ourinhos, foram gastos R$1,5 bilhão, em valores atuais. As melhorias resultaram em mais segurança, oferta de empregos e instalação de diversas empresas, principalmente no primeiro trecho já concluído, entre Araçoiaba até Itapetininga.
“Podemos perceber claramente a mudança do cenário, são galpões, negócios abrindo, novos comércios, enfim, geração de renda”, comemora o deputado. Ele acredita que a transformação pode ocorrer na outra parte da Raposo, que ainda não está completamente finalizada, “as cidades, localizadas entre Itapetininga e Ourinhos, vão sentir a diferença em pouco tempo”.
O deputado afirma que já está trabalhando para conseguir mais um grande investimento: a duplicação da rodovia Francisco Alves Negrão, entre Capão Bonito e Itararé. “Para estabelecer um corredor de desenvolvimento até o Paraná e à região sul do país”, explica.
Para fortalecer a solicitação, Giriboni criou uma Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa. “Vamos nos reunir com lideranças para alinharmos o discurso e juntar subsídios para embasar nosso pedido, que é muito justo e vai contribuir com o desenvolvimento da região”, afirma.
Mas não são somente as grandes rodovias que estão no radar do deputado. Neste ano ele conseguiu incluir diversas vicinais da região no programa Novas Estradas Vicinais, do governo do Estado. Serão investidos R$ 81,5 milhões para recuperar 102 km dessas estradas que atendem principalmente os produtores rurais. A rodovia Carmine Barretti, que liga o Distrito do Rechã à Raposo Tavares, faz parte do pacote. Giriboni acredita que nos próximos meses serão anunciadas mais obras. “A região merece”, afirma.
Segundo Giriboni, a importância do investimento no setor de infraestrutura impacta diretamente no crescimento do produto interno bruto de um país. Um estudo da consultoria McKinsey, realizado a pedido do BNDES, mostra que um aumento de 1% no investimento em infraestrutura ao longo de 10 anos representaria um avanço de 2,1% do PIB no mesmo período.
De acordo com a pesquisa O Novo Ciclo de Investimentos na Indústria de Construção Civil e Infraestrutura – Agenda para o Futuro, o reforço no dinheiro para a área afeta diretamente a produtividade, aumentando a eficácia do mercado de trabalho, sem falar no aumento de empregos nos próprios canteiros de obra e na manutenção das construções.