Assim que chegou dos compromissos oficiais em Brasília, a deputada federal, Simone Marquetto (MDB-SP), foi direto para Campinas, no interior de São Paulo, com a missão de apresentar o Programa Repúblicas para os Desembargadores e Juízes da Justiça do Trabalho.
A audiência, que foi realizada nesta quinta-feira, dia 2, contou com a presença dos Desembargadores Samuel Hugo Lima, Presidente do TRT-15, João Alberto Alves Machado, Vice-presidente Judicial, Carlos Alberto Bosco, Diretor da Escola Judicial, Gerson Lacerda Pistori, João Batista da Silva, Ana Paula Pellegrina Lockmann e João Batista Martins César.
Também estavam presentes os juízes André Rizzardo, da 12ª Vara do Trabalho de Campinas, Ronaldo Oliveira Giandela, da Vara do Trabalho de Piedade e Teresa Cristina Pedrasi da Vara de Itapetininga.
“Assumi o mandato de deputada federal com a missão de tornar lei o programa, para que assim como fiz enquanto prefeita de Itapetininga, jovens de todo o Brasil que se encontram em serviço de acolhimento quando completam a maioridade, possam ser acolhidos, qualificados profissionalmente, inseridos no mercado de trabalho e na faculdade. Vamos trabalhar muito, somando esforços para tornar esse programa uma realidade na vida dos jovens que precisam desse cuidado”, destacou a deputada federal Simone Marquetto.
O programa “Repúblicas” masculina e feminina é um programa inédito na Região Metropolitana de Sorocaba, e traz maior proteção para as jovens, que ao longo da sua infância e adolescência não foram reintegradas à família e nem foram adotadas. E ao atingir 18 anos, deixam obrigatoriamente as instituições de acolhimento.