A partir desta terça-feira, dia 29, Itapetininga tem um novo prefeito. Jeferson Brun, até então vice, assumiu o cargo de chefe do Executivo da cidade, após cerimônia realizada na Câmara Municipal. A mudança ocorreu após a saída de Simone Marquetto que decidiu concorrer a uma vaga de deputada federal. Aos 41 anos, é um dos prefeitos mais novos da história do município. Ele antecipou que todas as áreas terão prioridades. “Reforço o compromisso de dar continuidade ao excelente trabalho que vem sendo realizado”, afirmou Brun.
Com a galeria do Legislativo lotada, Jeferson Brun fez seu primeiro pronunciamento oficial. Em seu discurso de posse, reforçou os investimentos em 2022. “Serão aplicados mais de R$ 30 milhões em infraestrutura, construção de novos postos de saúde, mais salas de aula e áreas de lazer. Contando que ainda teremos uma geração de vagas de empregos acima de qualquer média já vista em nosso município”, destacou o novo chefe do Executivo.
Lembrou que Itapetininga é a primeira colocada perante o Conselho Federal da Administração em “Gestão Pública Municipal” para as cidades com até 250 mil habitantes. Também reforçou que Itapetininga é “a 13ª no ranking dos melhores lugares para se investir no Brasil e o orçamento municipal cresceu 62% ao longo de quase seis anos”, frisou. Apontou crescimento contínuo com a chegada de franquias, atacados e grandes marcas.
“É a construção de um polo comercial e de serviços que gera empregos e que está voltado para uma região com 500 mil habitantes que hoje consomem em nossa cidade”, afirmou. Mencionou que o agronegócio que hoje possui o Selo Sisbi, que permite que produtos de origem animal, como laticínos e embutidos, sejam vendidos em todo o território nacional.
Também pontuou a construção de uma cidade universitária com a vinda de diversas instituições de ensino superior. “Como podemos citar a Faculdade de Medicina que além de trazer ganhos incomparáveis para saúde pública, ao final de seis anos contabilizará 720 estudantes e outras centenas de funcionários despejando R$ 15 milhões mensais em nossa economia diretamente, além de reflexos na área do turismo”, discursou o novo prefeito.
Ele convidou os integrantes do Legislativo a continuar na construção de políticas públicas, citando o nome de cada vereador. “Calçados em Deus, no diálogo, paz e transparência, juntos estamos vencendo a maior crise já enfrentada da nossa geração, a Covid-19, que levou muitos amigos e familiares, mas que os números indicam que superamos ”, disse Brun. Este trabalho foi reconhecido até pelo Jornal Folha de São Paulo, que classificou Itapetininga em primeiro lugar na agilidade da aplicação da vacina na Região Sudeste entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.
Agradecimento
Durante o discurso agradeceu o apoio da esposa e de seus filhos, de seu tio vereador Etson Brun e da tia Valéria. “Que sempre o trataram como filhos e foram fiadores de minha trajetória”. Também destacou o apoio de Simone Marquetto. “Minha amiga na vida e na fé, Simone Marquetto, que em nome de todos os funcionários públicos e secretários gostaria de lhe agradecer por fazer parte de sua gestão”, disse.
Chegada no Paço Municipal
Após a cerimônia, ao chegar no Paço Municipal, o agora empossado prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun e a Primeira-Dama, Simone Saboia de Almeida Brun foram recebidos por dezenas de colaboradores públicos.
Seus filhos, Pablo e Maria, os recepcionaram com balões e flores, ao lado dos pais e diversos familiares do prefeito.
No saguão principal do Paço Municipal, o chefe do Executivo assinou o Livro Ata de Posse dos Prefeitos de Itapetininga, sendo acompanhado por sua esposa, familiares e convidados.
Em um momento de grande emoção, sua mãe abençoou o filho recém-empossado, enquanto todos juntos, faziam uma oração.
Trajetória
Jeferson Rodrigo Brun é advogado, formado em Direito pela Fundação Karnig Bazarian (FKB). Tem pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade Federal do Paraná. Nascido em Santa Rosa, Rio Grande do Sul. Veio ao município morar com parte da família. É casado há 11 anos com Simone Saboia, tem dois filhos. É presidente do PSDB local.
Trabalhou por quase 10 anos na concessionária de serviços de estradas, exerceu a função de supervisor do IBGE, atuou por quatro anos como soldado do Exército e foi seminarista. Também foi presidente do Rotary Club de Itapetininga e diretor da Aprisdefi (Associação para Promoção e Inclusão Social dos Deficientes).
Está na administração municipal de Itapetininga desde o início da atual gestão. Ocupou o cargo de secretário de diversas pastas: de Negócios Jurídicos e Patrimônio, de Administração e Planejamento, de Finanças e de Saúde.
Estavam presentes o Bispo da Diocese de Itapetininga, Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto; o deputado Estadual Thiago Auricchio; deputado Estadual Edson Giriboni, o Juiz da 1ª Vara Cível de Itapetininga, Dr. Jairo Sampaio Incane Filho; o Juiz de Direito da 1ª Vara da Família, Dr. Rodrigo Vieira Murat; o Juiz de Direito da 2ª Vara da Família, Dr. Elias Junior de Aguiar Bezerra e ex-vice-Prefeito, Coronel Josué Alvares Pintor.
Também compareceram o delegado da Delegacia Seccional, Dr. Rafael Domingos Granato Jr; o Prefeito de Ribeirão Grande, Marcelo Nunes; vice-Prefeito de Araçoiaba da Serra, Adilson Domingues; o presidente da Câmara de São Miguel Arcanjo, Júlio Buscariol, que representou o prefeito da cidade, Paulo Oreia; Reitor da USCS, professor Dr. Leandro Prearo; o Comandante Interino do 22º BPMI, Major Ramos; Comandante da 3ª Cia, Capitão da PM, Anderson Rumin, entre outras autoridades civis, militares, de entidades sociais e sindicatos.