29 JUL 2020
REDAÇÃO
As vias públicas das cidades com população de até 60 mil moradores da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) terão nebulização de cloro para combater o novo Coronavírus. Este é o primeiro projeto da presidente da Região Metropolitana de Sorocaba, a prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto. Uma reunião com representantes da rede Farma Conde foi realizada no último dia 22 no Paço Municipal de Itapetininga para discutir a parceria.
Caso se concretize irá beneficiar 19 cidades que juntas somam 586.780 moradores. “Comecei a trabalhar no mesmo dia da eleição. Este trabalho está em discussão avançada com a Farma Conde. Já realizamos em Itapetininga com muito sucesso. Conversei com a empresa para estender aos municípios que integram a RMS. Os empresários toparam”, disse Simone Marquetto.
Participaram da reunião o diretor-executivo da Agência Metropolitana de Sorocaba (Agem), Dr. Márcio Tomazela, a gerente filial Itapetininga da Farma Conde, Cristiane Fogaça de Almeida, o gerente da filial de Osasco, Florisvaldo de Souza Barreto, o gerente comercial, Sidney Lopes, o diretor regional, Paulo Sérgio e o chefe de Gabinete da Prefeitura, Carlos Eduardo Pagioro.
A ação é uma das medidas de controle ao avanço da Covid-19. Para o serviço é utilizado um trator com bomba. A higienização é feita com uma solução de água com cloro em alta concentração. De acordo com a presidente da RMS, a nebulização cria uma barreira sanitária que impede a circulação do novo coronavírus. A limpeza funciona no combate à doença e não oferece risco à saúde humana.
Segundo Simone Marquetto, todos os contatos com os prefeitos foram feitos no sentido de aproximar as cidades. “Num período de pandemia temos um inimigo em comum: o coronavírus. Nas cidades menores, os recursos são, na maioria das vezes, reduzidos. A pulverização é realizada em todos os pontos públicos e privados com grande concentração de pessoas, como postos de saúde, rodoviária, supermercados e bancos. Cada gestor define os locais onde a ação será executada. A medida foi utilizada com sucesso em outros países e é um método eficaz”, frisou a presidente da RMS.
A intenção de Simone Marquetto é desenvolver estratégias de prevenção em âmbito regional no enfrentamento à Covid no interior paulista. As 19 cidades com até 60 mil habitantes que deverão ser atendidas são: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Iperó, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Tapiraí e Tietê.
“A confiança que foi depositada em meu nome tem a mesma proporção da responsabilidade que este trabalho exige. Este é o início de uma gestão integrada, que se soma à experiência de cada prefeito e às sugestões de cada cidade. Estou muito otimista e espero a adesão das prefeituras nesta proposta de enfrentamento à Covid-19. Parcerias e ações conjuntas, muito diálogo e participação de todos serão marcas da minha gestão junto à Região Metropolitana de Sorocaba”, enfatizou a presidente da RMS.