06 AGO 2020
REDAÇÃO
Nas últimas semanas, o novo coronavírus passou a se alastrar com mais velocidade pelas duas unidades penitenciárias da cidade vizInha de Guareí. Na quarta-feira (6) o servidor Paulo Silva Correa, de 57 anos, da Penitenciária II de Guareí, morreu vítima da doença.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, o funcionário nunca havia relatado que tinha comorbidades, o que foi revelado pela família após sua morte.
“Correa desempenhava funções na área de segurança e era uma pessoa muito querida, inclusive em Itapetininga, onde vivia com a família, por ser atuante no meio religioso”, disse a SAP em nota. “A Pasta se solidariza com a dos familiares, a quem está prestando toda a assistência necessária”, concluiu.
As unidades prisionais de Guareí registram 40 casos de coronavírus entre servidores. Além disso, 9 estão afastados do cargo com a suspeita da doença.
Segundo a SAP, todo servidor com suspeita de diagnóstico de Covid-19 está devidamente afastado sob medidas de isolamento em sua residência, conforme orientações do Comitê de Contingência do coronavírus e a Secretaria acompanha seu quadro clínico, fornecendo todo o suporte necessário para sua recuperação.
Presos
Entre os presos, o número de casos ainda é maior. Na Penitenciária I são 13 casos confirmados por exame PCR, sendo que todos já voltaram ao convívio por não transmitirem mais a doença e 17 testaram positivo por Teste Rápido e já saíram do isolamento.
Na Penitenciária II, 66 presos testaram positivo por PCR, sendo que todos já voltaram ao convívio, 21 testaram positivo em Teste Rápido, sendo que 1 deles ainda permanece em isolamento e os outros já retornaram ao convívio.