Por Erly de Syllos (*)
Movido por seu objetivo de promover o desenvolvimento da indústria e contribuir para o crescimento econômico sustentado e o bem-estar da sociedade, o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Regional Sorocaba, interage de modo permanente com o poder público, no âmbito da União, do Estado de São Paulo e dos municípios que fazem parte das 48 cidades que compõem a regional. É um exercício apartidário e legítimo de democracia participativa, na defesa de nosso setor e na construção de um Brasil melhor.
Nesse contexto, consideramos muito significativas as eleições municipais de outubro, cujas campanhas foram oficialmente iniciadas em 16 de agosto último. Precisamos de propostas eficazes e viáveis, dos candidatos a prefeito e a vereador para o atendimento às prioridades da educação, saúde, segurança, habitação, saneamento básico e infraestrutura e a criação de ambientes regulatórios favoráveis aos investimentos, ao empreendedorismo e à geração de emprego e renda.
Esperamos que as campanhas sejam pautadas pela apresentação dos planos de governo. Nós, eleitores, não queremos assistir à troca de ofensas e acusações. As pessoas não podem ser submetidas à truculência verbal e as “fake news” também são intoleráveis.
O Brasil necessita avançar na questão do debate ideológico-partidário, em especial nos anos eleitorais, porque há muitas metas a serem atingidas para a inclusão socioeconômica, redução das desigualdades, fomento das atividades produtivas e crescimento mais consistente do PIB.
As eleições para prefeito e vereador são muito relevantes para a solução dos problemas nacionais, pois, tecnicamente, as pessoas não moram no Brasil ou no Estado. Elas vivem, trabalham e estudam nas cidades. Portanto, um país desenvolvido, a rigor, é a soma de municípios prósperos, com pleno emprego e elevado índice de inclusão social e de qualidade de vida.
Com 42 Diretorias Regionais, o Ciesp está presente em todo o Estado, formando uma sólida rede de serviços. Está sempre muito próximo da sociedade e tem participação dinâmica, ao contribuir de modo efetivo para o fomento setorial, formular propostas de políticas públicas e interagir com vereadores e prefeitos na defesa do bem comum.
Deste modo, a indústria tem plena legitimidade para reivindicar propostas concretas aos candidatos, difundindo uma mensagem de civismo visando o bem maior de todos.
(*) Erly Domingues de Syllos é empresário e diretor titular do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) – Regional Sorocaba.