15 ABR 2021
REDAÇÃO
O Hospital Regional “Adib Domingos Jatene” de Sorocaba, referência para COVID-19 na região de Sorocaba, abre mais 10 leitos de UTI. Com o reforço, a unidade amplia a operação para 40 leitos do tipo destinados à doença a partir de hoje (15). A unidade ainda mantém em operação mais 8 leitos de enfermaria.
Com o recrudescimento da pandemia, desde dezembro o hospital vem realizando consecutivas ampliações. Em dezembro, a UTI expandiu o atendimento de 10 para 20 leitos. Já em março, foram mais 10 leitos do tipo.
Em vista da necessidade de reforço nas internações da região, a unidade realizou ampliação em abril, através de duas etapas: com abertura de três leitos de UTI na última sexta-feira (9) e mais sete no dia de hoje (15), totalizando dez leitos a partir da data.
“A Secretaria de Estado da Saúde monitora ininterruptamente o cenário epidemiológico da Covid-19 em todo o território para planejamento de medidas para salvar vidas e proporcionar um atendimento igualitário. Diante do cenário de altas ocupações na região, se fez necessária a abertura de mais 10 leitos a mais no Adib Jatene, a fim de reforçar a assistência na região de Sorocaba”, ressalta diretora do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba, Kely Schettini.
Para expansão no atendimento desses leitos, o hospital contará com o reforço de cerca de 40 profissionais na equipe assistencial. A partir disso, o hospital passa a operar com cerca de 1700 colaboradores.
O Hospital Regional de Sorocaba recebe pacientes graves da doença regulados pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), transferidos de outras unidades.
Balanço da operação
O HRS é um serviço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, gerido em parceria com a Organização Social de Saúde SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, que atua como referência para os 48 municípios da região de Sorocaba, Itapetininga e Itapeva.
Pioneiro no direcionamento de leitos para COVID-19 na região durante a pandemia, em março de 2020, o hospital já recebeu, em pouco mais de um ano 910 pacientes, entre suspeitos ou confirmados COVID-19. Destes, 612 se recuperaram após assistência e receberam alta. Ao todo, 257 evoluíram a óbito. Hoje (15) o HRS mantém 41 pacientes internados e assistidos.