Uma operação da Polícia Militar Ambiental e Prefeitura de Tatuí interditou um canil clandestino no bairro dos Mirandas. A ação aconteceu após a Polícia Ambiental receber denúncias anônimas de que, no local, estavam sendo criados, em ambiente sem higiene e sem conforto algum, cães de raça de pequeno porte para venda.
No local, a equipe encontrou 36 cães, sendo 27 adultos e 9 filhotes, das raças Shihtzu, Poodle, Pinscher e Pequinês. De acordo com os técnicos da Prefeitura que estiveram no Canil, os cães estavam sem comida, com carrapatos, dermatites, pulgas, sujos de fezes e desnutridos. Dentre os adultos, estão várias cadelas prenhas, que deverão dar à luz nos próximos dias.
Todos os animais foram recolhidos do local, passaram por acompanhamento veterinário e foram encaminhados para canis de cuidadoras cadastradas na Prefeitura de Tatuí, onde permanecerão em posse temporária, até sentença judicial, já que não podem ser doados até que se conclua todo o trâmite da Justiça.
Na Delegacia de Polícia local foi lavrado um Boletim de Ocorrência por abandono e maus-tratos de animais. O proprietário do canil clandestino não estava no local, mas deverá responder pelos crimes e receber multa ambiental de R$ 3 mil por animal.