13 jul 2020
Redação
As prefeituras de Sorocaba e Tatuí decidiram permanecer na fase mais restritiva do Plano São Paulo. A partir desta segunda-feira (13), as 48 cidades do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba, incluindo Itapetininga, podem integrar a fase 2 do Plano São Paulo.
As duas cidades decidiram continuar na fase vermelha da classificação mais restritiva com o objetivo de controlar e minimizar a transmissão do novo coronavírus.
Segundo a prefeitura de Sorocaba, a decisão foi justificada devido à taxa de ocupação de leitos e a fila de espera de pacientes que aguardam internação. Reforçamos que o isolamento social é essencial durante essa pandemia e que as pessoas respeitem as medidas preventivas e sanitárias para evitar a propagação da doença”, ressaltou a prefeita de Sorocaba.
Com a decisão, apenas se mantêm funcionando os serviços essenciais, com abertura e atendimento permitido para empresas relacionadas ao comércio de gêneros alimentícios e de material de higiene e limpeza, ou fármacos.
Além destes, a prestação de serviços como o de postos de combustíveis; distribuidores da água e gás de cozinha; pet shops; óticas, lojas de autopeças e de material de construção e oficinas mecânicas também estão autorizados ao atendimento seguro e responsável, dentro das condições de higiene preconizadas para se evitar aglomerações e contágios pelo coronavírus. Indústrias, lotéricas e bancos também têm autorização de funcionamento.