13 de maio de 2025
Sem resultado
Ver todos os resultados
ANUNCIE
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Jornal Cidade Itapetininga
Sem resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE

Suzano realiza a formação profissional de 25 marceneiros(as) em Capão Bonito (SP) 

20 de setembro de 2022
Suzano realiza a formação profissional de 25 marceneiros(as) em Capão Bonito (SP) 

A iniciativa, que conta com a parceria do Instituto Raízes do Fazer, promove o desenvolvimento de jovens na região. (Divulgação/Suzano).

Facebook TwitterWhatsappTelegram

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em conjunto com o Instituto Raízes do Fazer, realizou a formação profissional de 25 jovens marceneiros(as) na cidade de Capão Bonito (SP) pelo projeto “Jovens Marceneiros”. A ação, voltada para jovens entre 14 e 18 anos, moradores de bairros com altos índices de vulnerabilidade social, tem como objetivo apoiar no acesso ao mercado de trabalho, além de incentivar o empreendedorismo e crescimento pessoal.

Ao todo, foram 24 semanas de curso, com aulas integrais e carga horária 300 horas. A Suzano, além de colaborar na implantação do projeto, ofereceu as madeiras para que os(as) alunos(as) pudessem desenvolver nas aulas práticas cadeiras e carteiras que foram doadas para a instituição CREAR – Centro Recreativo e Artístico Renascer.

“Um dos diversos compromissos da companhia é tirar, até 2030, 200 mil pessoas da linha de pobreza em suas áreas de atuação e apoiar essa iniciativa é fundamental para garantir a qualificação dos jovens e possibilitar a eles novas oportunidades de geração de trabalho e renda”, explica Ludmila Garrossino, analista de Desenvolvimento Social da Suzano.
Durante o curso, os(as) alunos(as) aprenderam sobre técnicas de marcenaria e outras habilidades, com foco nos aspectos pessoal e social. Objetos de decoração, luminárias e móveis pré-moldados foram alguns dos materiais produzidos nas aulas. “Ao longo do curso os jovens experimentaram a vivência de início, meio e fim de diversos projetos, que eles mesmos desenvolveram usando a madeira como matéria-prima e transformando-a em um produto de mercado. Destaca-se nessa vivência, o desenvolvimento da criatividade em cada aluno, proporcionando também uma experiência de comprometimento, responsabilidade, trabalho em grupo, fraternidade e pontualidade”, enfatiza Claive Vidiz Junior, presidente do Instituto Raízes do Fazer.

Entre os(as) formandos(as) há jovens que vão ingressar na próxima turma, prevista para 2023, como assistentes de professores de marcenaria. Além disso, os(as) participantes vão ter a oportunidade de comercializar suas peças via internet, ação que está em fase de desenvolvimento em parceria com o Instituto Raízes do Fazer.

Mulheres na marcenaria
Dentre os(as) 25 formandos(as), quatro são mulheres. Entre elas está a jovem Alessandra Mendes, aluna da escola João Baptista e moradora da Vila Aparecida, na cidade de Capão Bonito (SP). A aluna destaca que a qualificação foi maravilhosa e que poderá mudar a sua vida profissional e pessoal. “O curso foi ótimo, aprendi muitas coisas, conheci muitas pessoas e fiz amigos. Gostei tanto que recomendei para os meus familiares. A qualificação nos proporciona aprender as técnicas de marcenaria no detalhe, com rapidez e agilidade, e isso é muito bom”, destaca Alessandra.

Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Relacionadas

Nova concessão garante gratuidade de pedágio nas marginais urbanas de Sorocaba

por Cidade Itapetininga
4 de abril de 2025
Concessão abrange trechos das rodovias Raposo Tavares (SP-270), Castello Branco (SP-075, foto) e Rodovia Celso Charuri, entre outras. (Divulgação)

Quem trafega pelas marginais urbanas de Sorocaba continuará isento de pedágio com a nova concessão da Rota Sorocabana. O modelo preserva...

Ler maisDetails

Eletricista de São Miguel Arcanjo é campeão do Rodeio de Eletricistas da CPFL

por Cidade Itapetininga
20 de março de 2025
Eduardo Luís Rocca, eletricista da CPFL Santa Cruz, foi o grande campeão do Rodeio de Eletricistas realizado em Jaguariúna. (Dviulgação)

Famosa por sua festa do peão, Jaguariúna foi palco de um rodeio diferente: um onde a coragem se mede em...

Ler maisDetails

PM Ambiental prende quatro homens por caça irregular em Angatuba

por Cidade Itapetininga
3 de março de 2025
A Polícia Militar Ambiental tem um papel fundamental na fiscalização e proteção da fauna silvestre, coibindo a caça ilegal e o porte irregular de armas. (Divulgação)

A Polícia Militar Ambiental prendeu quatro homens por caça e porte irregular de arma na noite de domingo (02), em...

Ler maisDetails

Homens são presos com cocaína e pés de maconha em São Miguel Arcanjo

por Cidade Itapetininga
26 de fevereiro de 2025
A PM localizou 5 pés de maconha plantados em vasos, 5 sacos com mil eppendorfs vazios, dinheiro, tijolos de maconha e outros materiais relacionados ao tráfico. (Divulgação/Polícia Militar)

Uma ação da Polícia Militar em São Miguel Arcanjo, na terça-feira (25), resultou na apreensão de uma grande quantidade de...

Ler maisDetails

Mustelino é o nome da nova lontra do Zoológico Municipal de Sorocaba

por Cidade Itapetininga
26 de janeiro de 2025
Mustelino, o vencedor, se refere ao nome da família que as lontras e ariranhas pertencem, que é a Família Mustelidae. (Divulgação)

Com 1.100 votos, a nova lontra do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” ganhou, no sábado (25), o nome de...

Ler maisDetails
Ver mais

LEIA O JORNAL CIDADE +

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.

{rtf1ansiansicpg1252cocoartf2821 cocoatextscaling0cocoaplatform0{fonttblf0fnilfcharset0 HelveticaNeue;} {colortbl;red255green255blue255;red255green255blue255;red29green33blue46;} {*expandedcolortbl;;cssrgbc100000c100000c100000;cssrgbc14902c17647c23529;} paperw11900paperh16840margl1440margr1440vieww13520viewh14440viewkind0 deftab720 pardpardeftab720partightenfactor0 f0fs26 cf2 cb3 expnd0expndtw0kerning0 outl0strokewidth0 strokec2
}
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Conteúdo Especial
  • Esportes
  • Região
  • Cultura

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.