13 de maio de 2025
Sem resultado
Ver todos os resultados
ANUNCIE
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Jornal Cidade Itapetininga
Sem resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE

Suzano realiza novo registro de muriquis-do-sul em área florestal de Pilar do Sul

15 de março de 2023
O monitoramento dos muriquis-do-sul faz parte do trabalho de conservação da Suzano que foi iniciado em 2006, em parceria com o Instituto Pró-Muriqui (instituição responsável por organizar as atividades de pesquisa dos muriquis-do-sul).(Divulgação/Suzano)

O monitoramento dos muriquis-do-sul faz parte do trabalho de conservação da Suzano que foi iniciado em 2006, em parceria com o Instituto Pró-Muriqui (instituição responsável por organizar as atividades de pesquisa dos muriquis-do-sul).(Divulgação/Suzano)

Facebook TwitterWhatsappTelegram

O Programa de Monitoramento da Biodiversidade da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, registrou em fevereiro um grupo de aproximadamente 15 muriquis-do-sul (Brachyteles arachnoides) em uma Área de Alto Valor de Conservação (AAVC), localizada no município de Pilar do Sul (SP). Considerado o maior primata das Américas, o muriqui-do-sul é uma das espécies de primatas mais ameaçadas do mundo, pois restam pouco mais de 1.200 indivíduos em todo  o planeta, e está classificado como criticamente ameaçado de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

A ação que teve início no começo do ano faz parte do Projeto de Conservação de Primatas Ameaçados em parceria com os(as) pesquisadores(as) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Fabiano Melo, professor e pesquisador do Departamento de Engenharia Florestal, e Camila Rezende, mestranda de Biologia Animal. O objetivo do projeto é contribuir com a geração de informações sobre o uso do habitat da população de primatas, adaptando tecnologias com protocolos e métodos inovadores, como instrumentos decisivos para a conservação de espécies ameaçadas.

“Existiam indícios de que os muriquis-do-sul poderiam ser encontrados nos fragmentos de floresta nativa na região de Pilar do Sul, devido a localização geográfica da fazenda. Logo no primeiro dia do monitoramento experimental realizado pela nossa equipe com o apoio de profissionais da UFV foi confirmada a presença dos animais. Por meio de imagens de drone com câmera termal e câmera digital de alta resolução foi possível encontrar um grupo saudável de muriquis-do-sul, com aproximadamente 15 indivíduos”, explica Paulo Ricardo da Silva Rodrigues, coordenador de Meio Ambiente Florestal da Suzano em São Paulo.

Nativo da Mata Atlântica, o primata é considerado um dos maiores “restauradores da floresta”, pois pode em apenas um dia dispersar sementes de até oito espécies de plantas, de acordo com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF-Brasil). Com isso, ajuda a conservar o bioma e a fragmentar matas nativas.

Foto: Suzano.

Segundo o coordenador, a presença do maior primata das Américas na região atesta as boas práticas de manejo florestal adotadas pela companhia em suas operações. “A Suzano possui reconhecimento nacional e internacional por suas práticas sustentáveis nas regiões em que atua. A descoberta do muriqui-do-sul nas áreas de conservação da empresa confirma o nosso compromisso com a conservação da biodiversidade e nosso propósito de Renovar a Vida a partir da Árvore”, ressalta Rodrigues.

Atualmente, a Suzano dedica mais de 130 mil hectares no Estado de São Paulo à conservação da biodiversidade. As áreas da Unidade de Negócio Florestal de São Paulo (UNF-SP) estão inseridas em diferentes mosaicos de cobertura florestal e abrigam diversas fitofisionomias (tipo de vegetação) dos biomas cerrado e mata atlântica. De modo geral, as áreas da empresa possuem remanescentes capazes de contribuir para a conservação de várias espécies, em especial as endêmicas do bioma ou ameaçadas de extinção.

Parceria

O monitoramento dos muriquis-do-sul faz parte do trabalho de conservação da Suzano que foi iniciado em 2006, em parceria com o Instituto Pró-Muriqui (instituição responsável por organizar as atividades de pesquisa dos muriquis-do-sul). Desde então, a companhia vem buscando novas tecnologias para auxiliar no desenvolvimento do programa. Em 2021, em parceria com pesquisadores(as) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), passou a utilizar drones para auxiliar no trabalho em Pindamonhangaba (SP). “Com novos aparelhos que usam tecnologia avançada, nós conseguimos avaliar a situação do local onde as espécies vivem e registrar os grupos de primatas, com ênfase nos muriquis-do-sul. Desta maneira é possível diagnosticar o território, a viabilidade populacional da espécie e da qualidade do seu habitat”, explica Fabiano Melo, professor e pesquisador do Departamento de Engenharia Florestal da UFV.

Relacionadas

Nova concessão garante gratuidade de pedágio nas marginais urbanas de Sorocaba

por Cidade Itapetininga
4 de abril de 2025
Concessão abrange trechos das rodovias Raposo Tavares (SP-270), Castello Branco (SP-075, foto) e Rodovia Celso Charuri, entre outras. (Divulgação)

Quem trafega pelas marginais urbanas de Sorocaba continuará isento de pedágio com a nova concessão da Rota Sorocabana. O modelo preserva...

Ler maisDetails

Eletricista de São Miguel Arcanjo é campeão do Rodeio de Eletricistas da CPFL

por Cidade Itapetininga
20 de março de 2025
Eduardo Luís Rocca, eletricista da CPFL Santa Cruz, foi o grande campeão do Rodeio de Eletricistas realizado em Jaguariúna. (Dviulgação)

Famosa por sua festa do peão, Jaguariúna foi palco de um rodeio diferente: um onde a coragem se mede em...

Ler maisDetails

PM Ambiental prende quatro homens por caça irregular em Angatuba

por Cidade Itapetininga
3 de março de 2025
A Polícia Militar Ambiental tem um papel fundamental na fiscalização e proteção da fauna silvestre, coibindo a caça ilegal e o porte irregular de armas. (Divulgação)

A Polícia Militar Ambiental prendeu quatro homens por caça e porte irregular de arma na noite de domingo (02), em...

Ler maisDetails

Homens são presos com cocaína e pés de maconha em São Miguel Arcanjo

por Cidade Itapetininga
26 de fevereiro de 2025
A PM localizou 5 pés de maconha plantados em vasos, 5 sacos com mil eppendorfs vazios, dinheiro, tijolos de maconha e outros materiais relacionados ao tráfico. (Divulgação/Polícia Militar)

Uma ação da Polícia Militar em São Miguel Arcanjo, na terça-feira (25), resultou na apreensão de uma grande quantidade de...

Ler maisDetails

Mustelino é o nome da nova lontra do Zoológico Municipal de Sorocaba

por Cidade Itapetininga
26 de janeiro de 2025
Mustelino, o vencedor, se refere ao nome da família que as lontras e ariranhas pertencem, que é a Família Mustelidae. (Divulgação)

Com 1.100 votos, a nova lontra do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” ganhou, no sábado (25), o nome de...

Ler maisDetails
Ver mais

LEIA O JORNAL CIDADE +

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.

{rtf1ansiansicpg1252cocoartf2821 cocoatextscaling0cocoaplatform0{fonttblf0fnilfcharset0 HelveticaNeue;} {colortbl;red255green255blue255;red255green255blue255;red29green33blue46;} {*expandedcolortbl;;cssrgbc100000c100000c100000;cssrgbc14902c17647c23529;} paperw11900paperh16840margl1440margr1440vieww13520viewh14440viewkind0 deftab720 pardpardeftab720partightenfactor0 f0fs26 cf2 cb3 expnd0expndtw0kerning0 outl0strokewidth0 strokec2
}
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Conteúdo Especial
  • Esportes
  • Região
  • Cultura

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.