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Governo de São Paulo quer expandir trens e metrô para o interior e litoral

3 de janeiro de 2025
Dentro do SP nos Trilhos estão projetos de expansão da malha metroviária em todo o Estado. (Divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

Dentro do SP nos Trilhos estão projetos de expansão da malha metroviária em todo o Estado. (Divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

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O Governo do Estado de São Paulo vai expandir em mil quilômetros o transporte de passageiros por ferrovias em todo o território paulista nos próximos anos pelo programa SP nos Trilhos. A proposta lançada em 2024 tem 40 projetos entre Trens Intercidades (TICs), veículos leve sobre trilhos (VLTs), trens urbanos e metrô. Ao todo, as iniciativas estão estimadas em R$ 194 bilhões para extensão de trilhos na Grande São Paulo, interior e litoral, com potencial para a geração de 150 mil empregos.

“O estado de São Paulo cresceu e suas grandes cidades nasceram às margens dos trilhos. Há um grande esforço do Governo do Estado de retomar o transporte ferroviário, que é urgente e importante. As rodovias estão cada vez mais congestionadas, nós precisamos de uma solução sustentável e aderente ao que o mundo faz. Se vamos começar a retomada do transporte ferroviário de passageiros no Brasil, isso tem que acontecer em São Paulo. Temos um futuro ferroviário que está renascendo, nós vamos fazer a ferrovia renascer no estado de São Paulo e o paulista voltar a andar de trem”, afirma o governador Tarcísio de Freitas.

Um dos grandes projetos do SP nos Trilhos é o TIC Eixo Norte, que ligará a capital a Campinas. Com investimentos de R$ 14,2 bilhões, ele foi leiloado em fevereiro deste ano e será implantado pela concessionária TIC Trens.

A operação do serviço expresso, prevista para o início em maio de 2031, vai funcionar entre a estação Palmeiras-Barra Funda, na capital, e um novo terminal ferroviário em Campinas, com uma parada curta em Jundiaí e total de 64 minutos de viagem. O transporte ferroviário terá a capacidade para transportar até 860 passageiros por viagem e será o mais rápido do Brasil, alcançando até 140 km/h. O concessionário será responsável pela operação, manutenção, modernização e exploração das receitas geradas por 30 anos.

Outro empreendimento qualificado é o TIC Eixo Oeste, que integrará por linha férrea a capital a Sorocaba. Com investimento de R$ 10 bilhões, a iniciativa visa realizar uma parceria público-privada (PPP) para a extensão de 100 quilômetros de trilhos, em um trajeto deverá ser feito em 60 minutos. Atualmente, o deslocamento rodoviário tem duração de 1h50 minutos de carro e 2h10 minutos de ônibus.

Ainda em fase de estudos estão os TIC Eixo Leste (São Paulo/São José dos Campos) e TIC Eixo Sul (São Paulo/Baixada Santista), que somam investimentos conjuntos de R$ 25 bilhões. O Trem Intercidades (TIC) Eixo Leste permitirá a ligação, por linha férrea, entre a cidade e a Região Metropolitana de São Paulo com o Vale do Paraíba, finalizando o percurso no município de São José dos Campos, com extensão entre 80 quilômetros e 130 quilômetros. O trajeto deverá ser realizado em 75 minutos, beneficiando cerca de 2,7 milhões de pessoas.

No TIC Eixo Sul, a ligação será entre a capital e a Baixada Santista. O trajeto também pode variar entre 80 quilômetros e 130 quilômetros de extensão, sendo percorrido em 90 minutos, ao contemplar 1,8 milhão de pessoas.

Metrô e trens metropolitanos

Dentro do SP nos Trilhos estão projetos de expansão da malha metroviária, com a implementação das Linhas 19-Celeste, 20-Rosa e 22-Marrom; construção e ampliação da Linha 6-Laranja; expansão das Linhas 2-Verde, 4-Amarela e 5-Lilás; a finalização das obras da Linha 17-Ouro; e a concessão de linhas de trens metropolitanos do Lote Alto Tietê, que engloba as Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, e do Lote ABC Guarulhos, que contempla a concessão da Linha 10-Turquesa e a construção da futura Linha 14-Ônix.

O Lote Alto Tietê, interligado com os trens 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, prevê melhorias nos 102 quilômetros existentes e ampliação em mais 22,6 quilômetros, facilitando a mobilidade de 1,3 mil usuários diariamente. Estima-se R$ 13,3 bilhões de investimentos nos 25 anos de PPP.

Já o Lote ABC Guarulhos, que prevê investimentos de R$ 18 bilhões em 70 quilômetros de extensão, contemplará 940 mil passageiros diariamente, conectando a radial da Linha 14 na Região Leste de São Paulo, com a construção de 27 novas estações.

“O Lote Alto Tietê (linhas 11-12-13) e o Lote ABC Guarulhos (10-14), juntos, somam mais de R$ 31 bilhões em investimentos e devem beneficiar cerca de 4,6 milhões de paulistas. São projetos grandiosos e que vão mudar o panorama da mobilidade na capital e na Região Metropolitana de São Paulo”, afirma o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.

Veículo leve sobre trilhos

O VLT de Campinas, que une o Centro da cidade ao Aeroporto Internacional de Viracopos, também fará ligação com os municípios de Hortolândia e Sumaré. Serão 44 quilômetros de extensão e 18 estações. O investimento estimado é de R$ 4,5 bilhões. O projeto prevê integrações ao TIC Eixo Norte.

Outra cidade que terá VLT é Sorocaba. O ramal, além da melhoria na mobilidade dentro do município, vai permitir integração com a futura estação do TIC Eixo Oeste. O aporte previsto para o empreendimento é de R$ 2,5 bilhões. Cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos podem ser gerados e beneficiar 760 mil pessoas.

O VLT Baixada Santista (trechos 2 e 3) também está no radar. Com valor total estimado em aproximadamente R$ 1 bilhão, juntos terão 15 quilômetros de extensão e beneficiará Santos e São Vicente.

Turismo ferroviário

Em novembro, o Governo de São Paulo anunciou o programa Turismo Ferroviário para a expansão de circuitos e integração de modais. A iniciativa se conecta com o programa SP nos Trilhos e prevê a ampliação de 23 circuitos, além de integração com rodovias e outros modais, com potencial de gerar R$ 1,8 bilhão na próxima década.

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