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Jornal Cidade Itapetininga
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Governo de SP adota padrão internacional de segurança viária na concessão do trecho entre Itapetininga e Ourinhos da Raposo Tavares

Concessão abrange trechos das rodovias Raposo Tavares (SP-270), Castello Branco (SP-075, foto) e Rodovia Celso Charuri, entre outras. (Divulgação)

Concessão abrange trechos das rodovias Raposo Tavares (SP-270), Castello Branco (SP-075, foto) e Rodovia Celso Charuri, entre outras. (Divulgação)

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O projeto do Governo de São Paulo para o Lote Paranapanema contempla a adoção da metodologia internacional iRAP (International Road Assessment Programme) na gestão de segurança viária em 285 quilômetros de rodovias do interior paulista. O modelo europeu, que deve servir de referência para os próximos editais, será aplicado no trecho concedido em leilão vencido pela empresa Infra BR, do Grupo Pátria.

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A metodologia iRAP é utilizada em diversos países e classifica rodovias de acordo com o nível de segurança oferecido a motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres, em uma escala de uma a cinco estrelas. O sistema analisa desde sinalização e iluminação até barreiras de proteção e sonorizadores, e orienta intervenções preventivas para minimizar riscos. No Lote Paranapanema, a nova concessionária deverá aplicar os quatro protocolos da iRAP: mapeamento de risco, acompanhamento de desempenho, classificação por estrelas e plano de investimentos para estradas mais seguras.

Benefícios regionais

Entre as melhorias previstas estão a instalação de defensas e barreiras, reforço da sinalização horizontal e vertical, implantação de ciclofaixas e sonorizadores em trechos de maior tráfego. Também haverá foco em iluminação e em medidas de engenharia voltadas para a proteção da vida.

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O contrato prevê ainda a duplicação de mais de 150 km, com novas passarelas, paradas de ônibus, acostamentos, vias marginais, e dispositivos em desnível e em nível. Também estão incluídos iluminação em LED nas áreas urbanas, CFTV, painéis de mensagens variáveis, conectividade, postos de pesagem e ambulâncias para atendimento médico. 

A operação contará com monitoramento 24 horas, atendimento a incidentes, inspeções de tráfego e serviços de guincho e pronto-atendimento, atrelados a metas de qualidade com deduções em caso de descumprimento — reforçando o foco em segurança viária e eficiência operacional.

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A adoção da nova metodologia insere as rodovias estaduais em um padrão internacional de segurança viária, reforçando o compromisso de modernizar a malha e proteger vidas em todo o Estado. O modelo de concessões em São Paulo já mostrou impacto positivo na segurança viária. Desde o início do programa, as rodovias administradas pela iniciativa privada registraram redução de 51% no número de mortes, 42% no de feridos e 48% no total de acidentes, segundo dados do Infosiga SP.

Lote Paranapanema

O leilão do Lote Paranapanema realizado na última sexta-feira (5), na B3, consagrou a empresa Infra BR, do Grupo Pátria, que ofereceu proposta de desconto de 11,60% sobre a contraprestação pública máxima anual de referência, de cerca de R$ 310 milhões.

A concessão abrange 285 km — trechos da SP-270 (Raposo Tavares), SP-189 (Eng. Lauri Simões de Barros), SP-278 (Mello Peixoto) e acessos. Estão previstos investimentos de R$ 5,8 bilhões ao longo de 30 anos, beneficiando diretamente 13 municípios da região de Sorocaba até Ourinhos, criando importante rota do agronegócio no Sudoeste paulista com mais segurança, fluidez e competitividade logística. 

O impacto regional alcança diretamente Angatuba, Bernardino de Campos, Buri, Campina do Monte Alegre, Canitar, Chavantes, Ipaussu, Itaí, Itapetininga, Ourinhos, Paranapanema, Piraju e Tejupá. A duplicação integral do trecho da Raposo Tavares transforma a rodovia em alternativa estratégica à Castello Branco (SP-280), conectando o interior e a região Centro-Oeste ao Porto de Santos e reduzindo gargalos logísticos.

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