25 de outubro de 2025
Sem resultado
Ver todos os resultados
ANUNCIE
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Jornal Cidade Itapetininga
Sem resultado
Ver todos os resultados

AME Itapetininga conquista Acreditação ONA

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Itapetininga “Dr. Roberto Affonso Placco”. (Divulgação)

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Itapetininga “Dr. Roberto Affonso Placco”. (Divulgação)

Facebook TwitterWhatsappTelegram

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Itapetininga “Dr. Roberto Affonso Placco”, unidade estadual de saúde, acaba de conquistar a acreditação ONA, nível 1, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O selo reconhece oficialmente o compromisso da unidade com a segurança do paciente e qualidade assistencial, fortalecendo o modelo de excelência adotado pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), responsável pela gestão da unidade estadual de saúde desde sua inauguração, em 2010. A cerimônia de entrega da certificação ocorre nesta quinta-feira (2) à noite, na cidade, em evento interno para colaboradores, gestores da Famesp e representantes do Grupo Ibes, instituição acreditadora credenciada pela ONA.

Com foco na segurança do paciente, o AME Itapetininga passou por uma avaliação detalhada, que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a segurança na assistência e as áreas de apoio, totalizando mais de 1.700 critérios analisados.

PUBLICIDADE

De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige.  Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde. “A acreditação do AME Itapetininga/Famesp é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.


Reconhecimento
“O AME Itapetininga completou 15 anos de atuação em junho. E é muito simbólico recebermos esse reconhecimento neste ano, pois faz jus à trajetória da unidade. Passamos por um rigoroso processo com a certeza de que cada detalhe importa quando o objetivo é oferecer um atendimento verdadeiramente humanizado. Ver essa conquista se tornar realidade é motivo de grande orgulho”, afirma a gerente de enfermagem da unidade, Joyce Brandi.

” Mais do que buscar a acreditação, buscamos um ambiente em que as pessoas, tanto profissionais como pacientes, sintam-se valorizadas e respeitadas. Essa conquista do selo de acreditação ONA é o reflexo do trabalho conjunto e da força de uma equipe que acredita no que faz”, destaca Adilson José Zamarin, diretor administrativo do AME Itapetininga.

Localizado no centro de Itapetininga, o AME oferece atendimento com 100% de dedicação ao SUS (Sistema Único de Saúde) para uma população de mais de 500 mil habitantes, cobrindo 13 municípios da Região de Saúde de Itapetininga, além de outros 35 municípios das regiões de Itapeva e Sorocaba, fortalecendo a rede pública de saúde. Os 48 municípios integram a Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS 08), sob o Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS XVI). Aos pacientes dessas regiões são ofertadas consultas médicas em 28 especialidades, atendimentos multiprofissionais, exames diagnósticos, serviços de apoio e procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais de média e alta complexidade, numa estrutura moderna de 3.337,45 m².

PUBLICIDADE


“A acreditação da ONA fortalece nossa missão de entregar um serviço público eficiente, acolhedor e de qualidade. É um reconhecimento técnico, mas também humano, pois reflete o cuidado e a dedicação das nossas equipes em todos os níveis da assistência”, pontua a médica Marília Orsi Rosa da Silva Rios, diretora clínica do AME.

Com a certificação do AME Itapetininga, a Famesp soma seis unidades estaduais acreditadas com selos nacionais ou internacionais de qualidade, consolidando-se como uma das fundações públicas mais comprometidas com a excelência em saúde.

“Cada nova certificação é uma confirmação de que estamos no caminho certo. O AME Itapetininga representa um avanço importante dentro da nossa rede e reforça o modelo de gestão responsável, transparente e orientado para resultados sustentáveis”, destaca Antonio Rugolo Junior, Superintendente de Saúde da Famesp.

Referência em saúde pública especializada

Uma das principais metas do AME é a realização de consultas e exames que ajudem a fechar um diagnóstico preciso. Alguns procedimentos cirúrgicos de pequeno porte que não necessitam de internação, como cirurgias dermatológicas, túnel do carpo, biópsias e cirurgia de catarata, por exemplo, são feitos na unidade. Para outros tratamentos mais complexos ou até conservadores, que exijam acompanhamento, são feitos encaminhamentos dos pacientes aos serviços de referência. Por exemplo, se o paciente passa por uma consulta com ortopedista no AME e o especialista vê a necessidade de uma cirurgia, o pedido entra no sistema do governo para que essa cirurgia seja feita num hospital referenciado. Todos os atendimentos na unidade são realizados via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP), com encaminhamentos pelas centrais de vagas municipais.

Para saber mais sobre o serviço, acesse: https://ameitapetininga.famesp.org.br

Relacionadas

Posto de Coleta em Itapetininga realiza Campanha de Doação de Sangue no dia 29 de março

por Cidade Itapetininga
Bolsas de sangue. (Divulgação)

O Posto Municipal de Coleta de Sangue “Dr. João Batista de Souza Camargo”, em Itapetininga, realiza no dia 29 março,...

Ler maisDetails

Itapetininga inicia a Campanha ‘Fique Sabendo Tuberculose 2025’

por Cidade Itapetininga
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas.(Divulgação)

A Prefeitura de Itapetininga realiza, de 17 a 31 de março, a Campanha “Fique Sabendo Tuberculose 2025”, com busca ativa...

Ler maisDetails

Onda de calor pode afetar a  saúde; veja como se cuidar

por Cidade Itapetininga
É importante adotar medidas preventivas, como ingestão de água e uso de protetor solar.

Com as altas temperaturas, é fundamental reforçar a hidratação, principalmente, de bebês, crianças e idosos. Para prevenir quadros de desidratação,...

Ler maisDetails

Brinquedos, bandeja da geladeira e mais: conheça locais da sua casa que podem ser criadouros do Aedes aegypti

por Cidade Itapetininga
No último ano o Estado de São Paulo investiu mais de R$ 225 milhões no combate à doença. Foto: Divulgação/Governo de SP

As residências concentram 75% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya, mostram dados da Secretaria de Saúde...

Ler maisDetails

Governo de São Paulo convoca população para a imunização contra febre amarela

por Cidade Itapetininga
Aqueles que ainda não fizeram a imunização contra febre amarela, que não possuem a carteira de vacinação ou têm dúvidas se foram vacinados, devem buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. A pessoa apresenta os sintomas iniciais da febre amarela de 3 a 6 dias após ter sido infectada. O vírus da febre amarela apresenta um ciclo silvestre no qual os principais vetores são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Nesse ciclo, o homem participa como um hospedeiro acidental ao adentrar áreas de mata quando não vacinado. Os primatas também atuam como hospedeiros amplificadores do vírus que, nesse ciclo, são considerados hospedeiros acidentais. Recomendação da imunização contra febre amarela O Ministério da Saúde (MS) atualizou em 2020 a recomendação de imunização contra febre amarela da seguinte forma: Para crianças menores de 5 anos de idade são duas doses, a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos. Para crianças a partir dos 5 anos, a vacina é dose única. Caso a pessoa tenha recebido apenas uma dose da vacina antes de completar 5 anos de idade, deverá receber uma dose adicional, independentemente da idade em que o indivíduo procure o serviço de vacinação. A imunização contra febre amarela faz parte do calendário de vacinação e está disponível em todas as UBS do Estado. Além da imunização, é fundamental adotar medidas de proteção individual, como: Uso de calças e camisas de manga longa; Sapatos fechados; Aplicação de repelente nas áreas expostas do corpo; Uso de mosquiteiro nos berços e carrinhos de crianças menores de 6 meses de idade. Doses da vacina Neste ano, o estado recebeu 600 mil doses de doses para a vacinação de rotina e mais 1,3 milhão de doses para a intensificação da imunização contra febre amarela por parte do MS. Em janeiro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) solicitou 6 milhões de doses da vacina contra a doença ao órgão federal para distribuição aos 645 municípios para atender à população não vacinada do estado. LEIA MAIS: Febre amarela: tire suas dúvidas sobre a doença Os sintomas iniciais da febre amarela são: Início súbito de febre; Calafrios; Dor de cabeça intensa; Dores musculares; Dores no corpo em geral; Náuseas e vômitos; Fadiga; Fraqueza.

O Governo de São Paulo convoca toda a população do Estado para a imunização contra febre amarela após confirmar doze...

Ler maisDetails
Ver mais
PUBLICIDADE

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Conteúdo Especial
  • Esportes
  • Região
  • Cultura

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.