O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Itapetininga “Dr. Roberto Affonso Placco”, unidade estadual de saúde, acaba de conquistar a acreditação ONA, nível 1, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O selo reconhece oficialmente o compromisso da unidade com a segurança do paciente e qualidade assistencial, fortalecendo o modelo de excelência adotado pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), responsável pela gestão da unidade estadual de saúde desde sua inauguração, em 2010. A cerimônia de entrega da certificação ocorre nesta quinta-feira (2) à noite, na cidade, em evento interno para colaboradores, gestores da Famesp e representantes do Grupo Ibes, instituição acreditadora credenciada pela ONA.
Com foco na segurança do paciente, o AME Itapetininga passou por uma avaliação detalhada, que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a segurança na assistência e as áreas de apoio, totalizando mais de 1.700 critérios analisados.
De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde. “A acreditação do AME Itapetininga/Famesp é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.
Reconhecimento
“O AME Itapetininga completou 15 anos de atuação em junho. E é muito simbólico recebermos esse reconhecimento neste ano, pois faz jus à trajetória da unidade. Passamos por um rigoroso processo com a certeza de que cada detalhe importa quando o objetivo é oferecer um atendimento verdadeiramente humanizado. Ver essa conquista se tornar realidade é motivo de grande orgulho”, afirma a gerente de enfermagem da unidade, Joyce Brandi.
” Mais do que buscar a acreditação, buscamos um ambiente em que as pessoas, tanto profissionais como pacientes, sintam-se valorizadas e respeitadas. Essa conquista do selo de acreditação ONA é o reflexo do trabalho conjunto e da força de uma equipe que acredita no que faz”, destaca Adilson José Zamarin, diretor administrativo do AME Itapetininga.
Localizado no centro de Itapetininga, o AME oferece atendimento com 100% de dedicação ao SUS (Sistema Único de Saúde) para uma população de mais de 500 mil habitantes, cobrindo 13 municípios da Região de Saúde de Itapetininga, além de outros 35 municípios das regiões de Itapeva e Sorocaba, fortalecendo a rede pública de saúde. Os 48 municípios integram a Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS 08), sob o Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS XVI). Aos pacientes dessas regiões são ofertadas consultas médicas em 28 especialidades, atendimentos multiprofissionais, exames diagnósticos, serviços de apoio e procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais de média e alta complexidade, numa estrutura moderna de 3.337,45 m².
“A acreditação da ONA fortalece nossa missão de entregar um serviço público eficiente, acolhedor e de qualidade. É um reconhecimento técnico, mas também humano, pois reflete o cuidado e a dedicação das nossas equipes em todos os níveis da assistência”, pontua a médica Marília Orsi Rosa da Silva Rios, diretora clínica do AME.
Com a certificação do AME Itapetininga, a Famesp soma seis unidades estaduais acreditadas com selos nacionais ou internacionais de qualidade, consolidando-se como uma das fundações públicas mais comprometidas com a excelência em saúde.
“Cada nova certificação é uma confirmação de que estamos no caminho certo. O AME Itapetininga representa um avanço importante dentro da nossa rede e reforça o modelo de gestão responsável, transparente e orientado para resultados sustentáveis”, destaca Antonio Rugolo Junior, Superintendente de Saúde da Famesp.
Referência em saúde pública especializada
Uma das principais metas do AME é a realização de consultas e exames que ajudem a fechar um diagnóstico preciso. Alguns procedimentos cirúrgicos de pequeno porte que não necessitam de internação, como cirurgias dermatológicas, túnel do carpo, biópsias e cirurgia de catarata, por exemplo, são feitos na unidade. Para outros tratamentos mais complexos ou até conservadores, que exijam acompanhamento, são feitos encaminhamentos dos pacientes aos serviços de referência. Por exemplo, se o paciente passa por uma consulta com ortopedista no AME e o especialista vê a necessidade de uma cirurgia, o pedido entra no sistema do governo para que essa cirurgia seja feita num hospital referenciado. Todos os atendimentos na unidade são realizados via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP), com encaminhamentos pelas centrais de vagas municipais.
Para saber mais sobre o serviço, acesse: https://ameitapetininga.famesp.org.br





