16 de maio de 2025
Sem resultado
Ver todos os resultados
ANUNCIE
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Jornal Cidade Itapetininga
Sem resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE

Mutirão contra a dengue em Itapetininga retira 554 toneladas de resíduos do bairro Taboãozinho e adjacências

28 de maio de 2024
Caminhão com resíduos. (Divulgação)

Caminhão com resíduos. (Divulgação)

Facebook TwitterWhatsappTelegram

Os bairros Taboãozinho, Nova Era, Cruzeiro do Sul, Gramados I e II e Vila Recreio, em Itapetininga receberam neste fim de semana o Mutirão contra a Dengue. Cerca de 80 colaboradores e servidores da Prefeitura de Itapetininga uniram esforços para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

Durante o Mutirão, foram realizadas diversas ações, incluindo a coleta de materiais que podem acumular água, eliminando potenciais focos de criadouros do mosquito. Ao todo, foram percorridas 56 viagens, totalizando 554 toneladas de resíduos recolhidos. Isso incluiu 38 caminhões de 10 toneladas e 18 caminhões de 6 toneladas, demonstrando o esforço conjunto da comunidade e das autoridades locais em garantir a saúde e bem-estar de todos os moradores.

O Mutirão contou com uma abordagem multidisciplinar, envolvendo diversas pastas da Prefeitura, como Educação, Serviços Públicos, Obras, Meio Ambiente e Saúde, além da participação da Defesa Civil Municipal. A conscientização dos moradores sobre o descarte correto de materiais foi uma das principais ênfases da iniciativa, visando não apenas a limpeza imediata, mas também a prevenção de futuros focos do mosquito.

Durante a ação, foram recolhidos materiais como entulho, poda de árvores e madeira, enquanto materiais considerados inservíveis foram deixados pelos moradores em frente às suas residências para serem recolhidos pelas equipes.

Além disso, foram realizadas ações de fiscalização, demonstrando o compromisso das autoridades em manter a cidade limpa e segura para todos os cidadãos.

O Mutirão contra a Dengue em Itapetininga foi um sucesso, demonstrando a força da união entre comunidade e poder público na luta contra as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. A Prefeitura de Itapetininga agradece a participação e colaboração de todos os envolvidos e reforça a importância da continuidade dessas ações para garantir um ambiente saudável e livre de doenças para todos os moradores.

Para mais informações e denúncias sobre focos do mosquito Aedes Aegypti, entre em contato com o Setor de Controle de Vetores pelo telefone (15) 3273-2567, Ouvidoria SUS pelo número 0800 774-3990 ou pelo SAC – 156.

Relacionadas

Posto de Coleta em Itapetininga realiza Campanha de Doação de Sangue no dia 29 de março

por Cidade Itapetininga
18 de março de 2025
Bolsas de sangue. (Divulgação)

O Posto Municipal de Coleta de Sangue “Dr. João Batista de Souza Camargo”, em Itapetininga, realiza no dia 29 março,...

Ler maisDetails

Itapetininga inicia a Campanha ‘Fique Sabendo Tuberculose 2025’

por Cidade Itapetininga
17 de março de 2025
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas.(Divulgação)

A Prefeitura de Itapetininga realiza, de 17 a 31 de março, a Campanha “Fique Sabendo Tuberculose 2025”, com busca ativa...

Ler maisDetails

Onda de calor pode afetar a  saúde; veja como se cuidar

por Cidade Itapetininga
26 de fevereiro de 2025
É importante adotar medidas preventivas, como ingestão de água e uso de protetor solar.

Com as altas temperaturas, é fundamental reforçar a hidratação, principalmente, de bebês, crianças e idosos. Para prevenir quadros de desidratação,...

Ler maisDetails

Brinquedos, bandeja da geladeira e mais: conheça locais da sua casa que podem ser criadouros do Aedes aegypti

por Cidade Itapetininga
18 de fevereiro de 2025
No último ano o Estado de São Paulo investiu mais de R$ 225 milhões no combate à doença. Foto: Divulgação/Governo de SP

As residências concentram 75% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya, mostram dados da Secretaria de Saúde...

Ler maisDetails

Governo de São Paulo convoca população para a imunização contra febre amarela

por Cidade Itapetininga
17 de fevereiro de 2025
Aqueles que ainda não fizeram a imunização contra febre amarela, que não possuem a carteira de vacinação ou têm dúvidas se foram vacinados, devem buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. A pessoa apresenta os sintomas iniciais da febre amarela de 3 a 6 dias após ter sido infectada. O vírus da febre amarela apresenta um ciclo silvestre no qual os principais vetores são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Nesse ciclo, o homem participa como um hospedeiro acidental ao adentrar áreas de mata quando não vacinado. Os primatas também atuam como hospedeiros amplificadores do vírus que, nesse ciclo, são considerados hospedeiros acidentais. Recomendação da imunização contra febre amarela O Ministério da Saúde (MS) atualizou em 2020 a recomendação de imunização contra febre amarela da seguinte forma: Para crianças menores de 5 anos de idade são duas doses, a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos. Para crianças a partir dos 5 anos, a vacina é dose única. Caso a pessoa tenha recebido apenas uma dose da vacina antes de completar 5 anos de idade, deverá receber uma dose adicional, independentemente da idade em que o indivíduo procure o serviço de vacinação. A imunização contra febre amarela faz parte do calendário de vacinação e está disponível em todas as UBS do Estado. Além da imunização, é fundamental adotar medidas de proteção individual, como: Uso de calças e camisas de manga longa; Sapatos fechados; Aplicação de repelente nas áreas expostas do corpo; Uso de mosquiteiro nos berços e carrinhos de crianças menores de 6 meses de idade. Doses da vacina Neste ano, o estado recebeu 600 mil doses de doses para a vacinação de rotina e mais 1,3 milhão de doses para a intensificação da imunização contra febre amarela por parte do MS. Em janeiro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) solicitou 6 milhões de doses da vacina contra a doença ao órgão federal para distribuição aos 645 municípios para atender à população não vacinada do estado. LEIA MAIS: Febre amarela: tire suas dúvidas sobre a doença Os sintomas iniciais da febre amarela são: Início súbito de febre; Calafrios; Dor de cabeça intensa; Dores musculares; Dores no corpo em geral; Náuseas e vômitos; Fadiga; Fraqueza.

O Governo de São Paulo convoca toda a população do Estado para a imunização contra febre amarela após confirmar doze...

Ler maisDetails
Ver mais

LEIA O JORNAL CIDADE +

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.

{rtf1ansiansicpg1252cocoartf2821 cocoatextscaling0cocoaplatform0{fonttblf0fnilfcharset0 HelveticaNeue;} {colortbl;red255green255blue255;red255green255blue255;red29green33blue46;} {*expandedcolortbl;;cssrgbc100000c100000c100000;cssrgbc14902c17647c23529;} paperw11900paperh16840margl1440margr1440vieww13520viewh14440viewkind0 deftab720 pardpardeftab720partightenfactor0 f0fs26 cf2 cb3 expnd0expndtw0kerning0 outl0strokewidth0 strokec2
}
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Conteúdo Especial
  • Esportes
  • Região
  • Cultura

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.