17 de maio de 2025
Sem resultado
Ver todos os resultados
ANUNCIE
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Jornal Cidade Itapetininga
Sem resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE

Onda de calor pode afetar a  saúde; veja como se cuidar

26 de fevereiro de 2025
É importante adotar medidas preventivas, como ingestão de água e uso de protetor solar.

É importante adotar medidas preventivas, como ingestão de água e uso de protetor solar.

Facebook TwitterWhatsappTelegram

Com as altas temperaturas, é fundamental reforçar a hidratação, principalmente, de bebês, crianças e idosos.

Para prevenir quadros de desidratação, recomenda-se a ingestão de pelo menos dois litros de água para adultos, uso de protetor solar, roupas leves, leques, evitar exposição direta ao sol e não praticar exercícios físicos nas horas mais quentes do dia.

“Com o aumento das temperaturas, é importante adotar medidas preventivas, como ingestão de água e uso de protetor solar, além de evitar a exposição direta ao sol nos horários mais críticos do dia, com atenção especial para os grupos mais vulneráveis como crianças e idosos”, recomenda o pediatra e infectologista Marcelo Otsuka, do Hospital Infantil Darcy Vargas.

No caso de bebês, o leite materno é o principal recurso para evitar e tratar a desidratação. A pele também demanda atenção dos cuidadores. Deixar os bebês apenas de fralda – e trocá-la com frequência, utilizando algodão e água – pode aliviar nos dias mais quentes. Na hora de sair de casa, a orientação é priorizar roupas de algodão e evitar exposição ao sol das 9h às 16h.

Para os idosos, é fundamental estimular o consumo de líquidos, como água, sucos naturais e chás, além de oferecer alimentos ricos em água, como frutas e sopas, para prevenir complicações como desidratação e insolação, mais comuns nessa faixa etária.

Outros cuidados importantes

A Pasta também alerta para o risco de doenças de transmissão hídrica e alimentar relacionadas ao calor. Nesses casos, é importante se certificar de que a água de consumo seja potável para evitar doenças como gastroenterites, cólera, febre tifoide, hepatite A e outras doenças diarreicas.

Os alimentos devem ser higienizados adequadamente para evitar infecções e intoxicação. As doenças transmitidas por água e alimentos podem ser ocasionadas por bactérias, vírus, parasitas ou toxinas, e o período de incubação pode variar de menos de 1 hora a 4 semanas.

Os principais sinais de infecção são febre, vômito, náuseas, dor abdominal, dor de cabeça e tonturas. Caso apareça algum sintoma, é importante buscar auxílio médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa.

Relacionadas

Posto de Coleta em Itapetininga realiza Campanha de Doação de Sangue no dia 29 de março

por Cidade Itapetininga
18 de março de 2025
Bolsas de sangue. (Divulgação)

O Posto Municipal de Coleta de Sangue “Dr. João Batista de Souza Camargo”, em Itapetininga, realiza no dia 29 março,...

Ler maisDetails

Itapetininga inicia a Campanha ‘Fique Sabendo Tuberculose 2025’

por Cidade Itapetininga
17 de março de 2025
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas.(Divulgação)

A Prefeitura de Itapetininga realiza, de 17 a 31 de março, a Campanha “Fique Sabendo Tuberculose 2025”, com busca ativa...

Ler maisDetails

Brinquedos, bandeja da geladeira e mais: conheça locais da sua casa que podem ser criadouros do Aedes aegypti

por Cidade Itapetininga
18 de fevereiro de 2025
No último ano o Estado de São Paulo investiu mais de R$ 225 milhões no combate à doença. Foto: Divulgação/Governo de SP

As residências concentram 75% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya, mostram dados da Secretaria de Saúde...

Ler maisDetails

Governo de São Paulo convoca população para a imunização contra febre amarela

por Cidade Itapetininga
17 de fevereiro de 2025
Aqueles que ainda não fizeram a imunização contra febre amarela, que não possuem a carteira de vacinação ou têm dúvidas se foram vacinados, devem buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. A pessoa apresenta os sintomas iniciais da febre amarela de 3 a 6 dias após ter sido infectada. O vírus da febre amarela apresenta um ciclo silvestre no qual os principais vetores são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Nesse ciclo, o homem participa como um hospedeiro acidental ao adentrar áreas de mata quando não vacinado. Os primatas também atuam como hospedeiros amplificadores do vírus que, nesse ciclo, são considerados hospedeiros acidentais. Recomendação da imunização contra febre amarela O Ministério da Saúde (MS) atualizou em 2020 a recomendação de imunização contra febre amarela da seguinte forma: Para crianças menores de 5 anos de idade são duas doses, a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos. Para crianças a partir dos 5 anos, a vacina é dose única. Caso a pessoa tenha recebido apenas uma dose da vacina antes de completar 5 anos de idade, deverá receber uma dose adicional, independentemente da idade em que o indivíduo procure o serviço de vacinação. A imunização contra febre amarela faz parte do calendário de vacinação e está disponível em todas as UBS do Estado. Além da imunização, é fundamental adotar medidas de proteção individual, como: Uso de calças e camisas de manga longa; Sapatos fechados; Aplicação de repelente nas áreas expostas do corpo; Uso de mosquiteiro nos berços e carrinhos de crianças menores de 6 meses de idade. Doses da vacina Neste ano, o estado recebeu 600 mil doses de doses para a vacinação de rotina e mais 1,3 milhão de doses para a intensificação da imunização contra febre amarela por parte do MS. Em janeiro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) solicitou 6 milhões de doses da vacina contra a doença ao órgão federal para distribuição aos 645 municípios para atender à população não vacinada do estado. LEIA MAIS: Febre amarela: tire suas dúvidas sobre a doença Os sintomas iniciais da febre amarela são: Início súbito de febre; Calafrios; Dor de cabeça intensa; Dores musculares; Dores no corpo em geral; Náuseas e vômitos; Fadiga; Fraqueza.

O Governo de São Paulo convoca toda a população do Estado para a imunização contra febre amarela após confirmar doze...

Ler maisDetails

Conheça os principais benefícios de praticar atividades ao ar livre

por Cidade Itapetininga
20 de janeiro de 2025
Praticar atividades ao ar livre não é apenas uma maneira de manter o corpo em forma, mas também um caminho para melhorar a saúde mental e o bem-estar geral. (Divulgação)

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, a prática de atividades ao ar livre se torna mais...

Ler maisDetails
Ver mais

LEIA O JORNAL CIDADE +

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.

{rtf1ansiansicpg1252cocoartf2821 cocoatextscaling0cocoaplatform0{fonttblf0fnilfcharset0 HelveticaNeue;} {colortbl;red255green255blue255;red255green255blue255;red29green33blue46;} {*expandedcolortbl;;cssrgbc100000c100000c100000;cssrgbc14902c17647c23529;} paperw11900paperh16840margl1440margr1440vieww13520viewh14440viewkind0 deftab720 pardpardeftab720partightenfactor0 f0fs26 cf2 cb3 expnd0expndtw0kerning0 outl0strokewidth0 strokec2
}
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Conteúdo Especial
  • Esportes
  • Região
  • Cultura

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.