12 de maio de 2025
Sem resultado
Ver todos os resultados
ANUNCIE
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Jornal Cidade Itapetininga
Sem resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE

Conheça o Trovoa, um coletivo cultural independente comandado por mulheres

8 de março de 2021
Facebook TwitterWhatsappTelegram
08 MAR 2021

GABRIELA COUTO

O Trovoa é um coletivo cultural independente, que tem como objetivo propagar e fortalecer a arte independente de Itapetininga e região, a tornando mais acessível e dando oportunidade para os artistas e o público se encontrarem, promovendo uma troca cultural. Eles já realizaram diversos eventos na cidade, divulgando e fortalecendo os artistas locais. Os últimos eventos, por conta da pandemia, foram realizados de maneira online, por meio de lives nas redes sociais.

O coletivo é coordenado por três mulheres, que, além de artistas, são produtoras culturais. De acordo com a Beatriz Maia, 22 anos, uma das produtoras do Trovoa, trabalhar com arte é um sinônimo de resistência e o fato de ser mulher só aumenta a força do termo. “As pessoas duvidam da sua capacidade de execução e organização, duvidam da qualidade do seu trabalho, duvidam até se você está à frente do projeto mesmo. É difícil, porque você começa a se questionar sobre seu potencial, mas aí vem a importância de ter outras mulheres te fortalecendo”, diz ela em conversa com o Cidade Itapetininga, sobre o que enfrenta no comando de eventos culturais.

Além de Beatriz, o coletivo conta com Monik Leme, 25 anos, e Júlia Mendes, 21 anos. Juntas, elas organizam e dirigem os eventos realizados pelo Trovoa, a equipe conta também com três homens, mas são elas que costumam assumir a direção.
A Júlia Mendes trabalha também com a produção de artes visuais, e conta que já passou por algumas situações que mostram que alguns homens não levam o trabalho feminino a sério. “Ás vezes, se nos levam a sério é num sentido sexualizado, e isso nem é levar a sério de verdade. Muitos homens têm o costume de consumir e admirar trabalhos artísticos apenas de outros homens e, por isso, é muito importante sempre procurar fortalecer o trabalho de outras mulheres e nos fortalecer nesse meio artístico, onde homens têm muito destaque”, conclui ela.

Monik Leme, além de produtora cultural, é cantora e compositora, e em julho do ano passado lançou um videoclipe, em parceria com a Beatriz Maia, todo produzido e estrelado por mulheres. A música se chama “Por trás do batom” e fala sobre relacionamento abusivo e a violência doméstica, o refrão destaca que nada justifica uma agressão. Vale ressaltar que, por conta da pandemia, o videoclipe foi produzido à distância.
O trabalho dessas mulheres no Trovoa inspira outras mulheres que são artistas e querem trabalhar nesse meio, e também reforça a importância da sororidade, do quanto é importante as mulheres se apoiarem e se fortalecerem.

Se você quer saber mais sobre o Trovoa siga o instagram @trov.oa lá eles que oferece conteúdos bacanas e também a agenda de eventos.

Relacionadas

Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional

por Cidade Itapetininga
29 de dezembro de 2024
Cadastro deve conter identidade, CPF e endereço do proprietário - Rovena Rosa/Agência Brasil

O sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos já está em fase final de teste e deve entrar em funcionamento...

Ler maisDetails

A vida além da visão: Edvaldo Mateus enfrenta a cegueira com muito otimismo

por Cidade Itapetininga
31 de julho de 2024
Edvaldo Mateus da Silva é mineiro de nascimento e itapetiningano de coração.

Mineiro de nascimento e itapetiningano de coração, Edvaldo Mateus da Silva tem uma história de vida bastante curiosa e agitada....

Ler maisDetails

Governador sanciona lei que proíbe venda de cães e gatos em vitrines e por pessoas físicas

por Cidade Itapetininga
14 de julho de 2024
Mulher segurando um cachorro na loja de animais. (Freepik)

O governador Tarcísio de Freitas sancionou o PL 1477, de 2023, que garante proteção, saúde e bem-estar na criação e...

Ler maisDetails

Restaurante Árabe tem música ao vivo no final de semana

por Cidade Itapetininga
5 de julho de 2024
Nesta sexta-feira (5), apresenta-se no local Ana Nogueira. No sábado, é a vez de Dr. Hélio e Grupo.

O Restaurante  Árabe de Itapetininga tem programação com música ao vivo aos finais de semana com o melhor da MPB,...

Ler maisDetails

Saiba como garantir segurança de pets exóticos e silvestres

por Cidade Itapetininga
18 de janeiro de 2024
Diferente dos pets mais comuns, como gatos e cachorros, que passaram por um processo de domesticação de milhares de anos, os animais silvestres ou não são domesticados, ou foram domesticados recentemente. (Divulgação)

Furão, iguana, sagui, porquinho-da-índia, chinchila, tartaruga, cacatua e até mesmo aranhas e serpentes são algumas das muitas espécies exóticas que...

Ler maisDetails
Ver mais

LEIA O JORNAL CIDADE +

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.

{rtf1ansiansicpg1252cocoartf2821 cocoatextscaling0cocoaplatform0{fonttblf0fnilfcharset0 HelveticaNeue;} {colortbl;red255green255blue255;red255green255blue255;red29green33blue46;} {*expandedcolortbl;;cssrgbc100000c100000c100000;cssrgbc14902c17647c23529;} paperw11900paperh16840margl1440margr1440vieww13520viewh14440viewkind0 deftab720 pardpardeftab720partightenfactor0 f0fs26 cf2 cb3 expnd0expndtw0kerning0 outl0strokewidth0 strokec2
}
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Conteúdo Especial
  • Esportes
  • Região
  • Cultura

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.