15 FEV 2020
REDAÇÃO
O crossfit surgiu nos Estados Unidos, nos anos 2000, e foi conquistando uma grande popularidade ao redor do mundo, sendo um dos métodos de treinamento mais procurados. O site Cidade Itapetininga conversou com um instrutor de crossfit para esclarecer e explicar os benefícios que essa prática nos traz.
Gabriel Leite, é instrutor desde 2017 e atualmente está na Black Venom Crossfit, em Itapetininga. Segundo ele, um dos principais benefícios da prática é combater as doenças crônicas, como o colesterol, a hipertensão e a obesidade. “Costumamos dizer que cada box de crossfit funciona como um barco salva-vidas, que tira as pessoas das fortes ondas causadas pelo sedentarismo e pelas doenças crônicas”, diz ele.
Por ser um programa de condicionamento físico amplo e intensivo, que estimula a resistência muscular, a resistência cardiovascular, a coordenação motora, a velocidade, a flexibilidade e a força, o crossfit traz benefícios para o corpo todo, trabalhando todas as partes em conjunto e não de maneira isolada, como na academia de musculação.
O crossfit também é um treinamento inclusivo, qualquer pessoa pode praticar, e de acordo com o instrutor Gabriel Leite, a aula é a mesma para todos os alunos do box, mas cada pessoa trabalha dentro do seu limite, tendo os movimentos adaptados de acordo com suas necessidades e limitações.
Outro ponto importante, segundo ele, é que a prática do crossfit ajuda na liberação da endorfina, da serotonina, da dopamina e da ocitocina, que são substâncias capazes de melhorar nosso humor e promover o aumento da sensação de bem-estar geral.
Segundo ele, a prática desse treinamento tão popular e querido, traz benefícios para todo o corpo, afasta as doenças crônicas, o sedentarismo e ajuda a nossa mente, com a sensação de bem-estar.
Cuidados na pandemia
E agora por conta da pandemia do Covid-19, o box está funcionando em horário reduzido e tomando os cuidados impostos pela Organização Mundial de Saúde. Todos os alunos têm a temperatura aferida antes de entrar para o treino, recebem álcool em gel e pano para desinfetar os equipamentos após o uso, treinam com máscara de proteção e a box é devidamente higienizada após o término de cada aula.