12 de maio de 2025
Sem resultado
Ver todos os resultados
ANUNCIE
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Jornal Cidade Itapetininga
Sem resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE

Desafios da mente humana: o envelhecimento

4 de agosto de 2020
Facebook TwitterWhatsappTelegram
04 AGO 2020

JOVIR FILHO

Ao voltarmos 20.000 anos no tempo, encontraremos a civilização nos primórdios da Agricultura, ainda com uma transição de hábitos do nomadismo para os assentamentos. Neste tempo, a média de vida humana girava em torno de 20 anos, como demonstram estudos com ossadas desta época.

Damos um salto e chegamos ao início do século XX, quando a civilização já se encontra espalhada pelo planeta, dividida em nações, industrializada e com estruturas sociais complexas, quase sem sinais do nomadismo primitivo. E, neste momento, 100 anos atrás, mais ou menos, a média de vida humana estava em torno dos 30 anos, pouco mais que isto. Num intervalo de mais de 21.000 anos a diferença na média não se fez tão significativa.

Pensemos, agora, em nosso tempo, século XXI, ainda mais industrializado, com predomínio da vida urbana, sob uma explosão informacional e notório avanço científico ao longo de todo o século passado e mais acelerado ainda neste novo, com claros avanços da medicina e todas as áreas da saúde. Aproximamo-nos, em nosso país, de uma expectativa de vida de 80 anos, quatro vezes mais que os primeiros momentos da vida em sociedade. Em 100 anos, um salto significativo no tempo de vida.

E qual o grande desafio?

Envelhecer! Envelhecer é o nosso maior desafio, este ato relativamente novo para as massas populacionais. Óbvio que existiam pessoas com 80 anos no passado, porém, eram raridade e, hoje, tornam-se natural. E o que vem a ser naturalidade que concentra, ou deve concentrar, nossa atenção e preocupação. Países que experimentam esta realidade há muito mais tempo já convivem com os benefícios e os malefícios da questão.

Malefício? Sim, infelizmente, envelhecer não é um mar de rosas e envolve a compreensão corporal e, sobretudo, mental inerente. O Japão, por exemplo, ostenta a triste estatística de recorde absoluto em suicídio entre idosos, pelas características culturais que apresentam. Em contrapartida, muitas pesquisas sobre qualidade de vida na longevidade vêm de lá também. Eles sabem o que é envelhecer, com seus benefícios e malefícios, muito antes de nós.

A questão brasileira, no entanto, é mais complexa, porque nossa diversidade cultural é grande, além de a diferença na realidade social ser abissal, em muitos casos. Temos um índice de analfabetismo funcional muito alto, o que torna os problemas cognitivos muito presentes e impactando, e muito, na qualidade de vida no processo de envelhecimento. Cuidar de tal questão não é algo banal, tampouco simples, mas se trata de algo essencial. Um imperativo, em nossos dias!

Relacionadas

Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional

por Cidade Itapetininga
29 de dezembro de 2024
Cadastro deve conter identidade, CPF e endereço do proprietário - Rovena Rosa/Agência Brasil

O sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos já está em fase final de teste e deve entrar em funcionamento...

Ler maisDetails

A vida além da visão: Edvaldo Mateus enfrenta a cegueira com muito otimismo

por Cidade Itapetininga
31 de julho de 2024
Edvaldo Mateus da Silva é mineiro de nascimento e itapetiningano de coração.

Mineiro de nascimento e itapetiningano de coração, Edvaldo Mateus da Silva tem uma história de vida bastante curiosa e agitada....

Ler maisDetails

Governador sanciona lei que proíbe venda de cães e gatos em vitrines e por pessoas físicas

por Cidade Itapetininga
14 de julho de 2024
Mulher segurando um cachorro na loja de animais. (Freepik)

O governador Tarcísio de Freitas sancionou o PL 1477, de 2023, que garante proteção, saúde e bem-estar na criação e...

Ler maisDetails

Restaurante Árabe tem música ao vivo no final de semana

por Cidade Itapetininga
5 de julho de 2024
Nesta sexta-feira (5), apresenta-se no local Ana Nogueira. No sábado, é a vez de Dr. Hélio e Grupo.

O Restaurante  Árabe de Itapetininga tem programação com música ao vivo aos finais de semana com o melhor da MPB,...

Ler maisDetails

Saiba como garantir segurança de pets exóticos e silvestres

por Cidade Itapetininga
18 de janeiro de 2024
Diferente dos pets mais comuns, como gatos e cachorros, que passaram por um processo de domesticação de milhares de anos, os animais silvestres ou não são domesticados, ou foram domesticados recentemente. (Divulgação)

Furão, iguana, sagui, porquinho-da-índia, chinchila, tartaruga, cacatua e até mesmo aranhas e serpentes são algumas das muitas espécies exóticas que...

Ler maisDetails
Ver mais

LEIA O JORNAL CIDADE +

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.

{rtf1ansiansicpg1252cocoartf2821 cocoatextscaling0cocoaplatform0{fonttblf0fnilfcharset0 HelveticaNeue;} {colortbl;red255green255blue255;red255green255blue255;red29green33blue46;} {*expandedcolortbl;;cssrgbc100000c100000c100000;cssrgbc14902c17647c23529;} paperw11900paperh16840margl1440margr1440vieww13520viewh14440viewkind0 deftab720 pardpardeftab720partightenfactor0 f0fs26 cf2 cb3 expnd0expndtw0kerning0 outl0strokewidth0 strokec2
}
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Conteúdo Especial
  • Esportes
  • Região
  • Cultura

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.