15cAGO 2020
REDAÇÃO
No dia 15 de agosto comemora-se o Dia da Informática. A tecnologia vem sendo a grande aliada para enfrentar os obstáculos desse momento de adversidades em decorrência da pandemia da covid-19 e mostrou um novo mundo de possibilidades. Sobre esse tema, a diretora da Anhanguera de Itapetininga avalia que as pessoas que tinham o universo digital como um território pouco conhecido, precisaram se adaptar.
“Momentos entre família e amigos passaram a ter um novo formato, o online, e encontros virtuais se tornaram essenciais para o corpo e a mente nesta quarentena. Devemos compreender que a tecnologia facilita o acesso às informações e, em situações atípicas como esta que estamos vivenciando, permite que os indivíduos potencializem o aprendizado”, destaca Michelle da Rosa Lopes, diretora da instituição.
Com a pandemia, o uso do home office se tornou frequente, com videoconferências, calls, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos no local de trabalho. Além da utilização de aplicativos para pedidos de comida, vendas e aulas online. Vários profissionais se adaptaram para o atendimento online, por exemplo, a telemedicina, que antes não era utilizada e que permite eliminar as distâncias geográficas, conectando profissionais de saúde aos pacientes por meio de vídeo consultas.
O mundo vive um processo crescente de midiatização da vida social. “Um fenômeno por meio do qual cada vez mais a realidade social é mediada por tecnologias e, por isso, como reforçamos com os nossos alunos, os profissionais do futuro, ou que querem se destacar no mercado de trabalho, também precisam estar cada vez mais conectados e desenvolvendo suas habilidades digitais para o uso das ferramentas tecnológicas”, enfatiza Michelle, diretora da Anhanguera de Itapetininga.