12 de maio de 2025
Sem resultado
Ver todos os resultados
ANUNCIE
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Jornal Cidade Itapetininga
Sem resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE

Expectativa de vida brasileira: pensar o envelhecimento

19 de agosto de 2020
Facebook TwitterWhatsappTelegram
19 AGO 2020

REDAÇÃO

Ao observarmos uma foto de 100 anos atrás, de uma aglomeração popular qualquer aqui no Brasil, vários traços de diferença poderemos constatar em comparação aos nossos dias, no entanto, uma merece maior atenção: a condição física visual das pessoas.

A obesidade, por exemplo, não era vista com facilidade nestes registros, ao contrário, podemos constatar a prevalência de pessoas esbeltas e, não raro, uma grande quantidade de pessoas mais magras. Este Brasil, porém, de 100 anos atrás, segundo dados oficiais (IBGE), possuía uma expectativa de vida de 34,5 anos e, em grande medida, o que explica tal realidade é a grande incidência de mortalidade infantil à época e suas mazelas nas camadas mais pobres. Além disso, tínhamos baixíssimos índices de saneamento básico e uma medicina ainda sem suas maiores conquistas, que vieram ao longo do século XX. E o que dizem estes dados e tal constatação?

Muitos fatores contribuíram para uma alteração na longevidade humana, inclusive aqui no Brasil. Sem dúvida, o principal elemento diz respeito ao combate à mortalidade infantil, com seus diversos fatores, como a imunidade, a higiene básica, o acesso à informação e, sobretudo, a desnutrição. A tecnologia aplicada à produção de alimentos, do campo à transformação industrial, tornou a carência alimentar algo cada vez menor, assim, com tais tecnologias, passamos a ter um oferecimento cada vez maior de alimentos e cada vez mais ricos em calorias, não necessariamente saudáveis. De qualquer forma, o corpo, da maioria dos brasileiros, dos recém-nascidos aos mais idosos, passou a receber mais energia e, também, a acumular seus excedentes, o que levou ao cenário de obesidade que temos hoje, quando uma foto é quase a antítese do que era 100 anos atrás: difícil encontrarmos a prevalência do esbelto e, menos ainda, do magro. Então, a magreza pode ser associada à menor expectativa de vida e a obesidade à maior expectativa, como temos hoje de 76,7 anos (IBGE)?

Não! Muitos outros fatores entram nesta conta e a mudança no tipo físico do brasileiro tem a ver com alterações comportamentais das últimas décadas, principalmente, no início deste século, com agravamento nesta década em que vivemos. Há um século, por exemplo, a atividade física, em função do trabalho, mais manual e mais rural, e da ocupação do tempo em lazer, com práticas esportivas e mais tempo ao ar livre, não permitiam uma prevalência do sedentarismo, assim, o corpo tinha outra condição ao longo da vida. O século XX trouxe os avanços na ciência, sobretudo na medicina, o que mudou a condição humana em relação às doenças e aos principais problemas sanitários de danos à vida. Acontece, porém, que este século trouxe cada vez mais comodidades que, no comportamento de massa, passaram a ser sinônimo de acomodação, levando ao sedentarismo prevalecente que temos hoje.

Num mundo ideal, então, precisaríamos ter a condição física de 100 anos atrás, com os recursos tecnológicos e avanços da medicina que temos hoje, além da abundância alimentar que experimentamos, porém, melhor qualificada. A partir desta visão de mundo, devemos pensar na construção do futuro, sobretudo no envelhecimento das gerações que temos hoje.

Relacionadas

Animais domésticos terão direito a RG com cadastro nacional

por Cidade Itapetininga
29 de dezembro de 2024
Cadastro deve conter identidade, CPF e endereço do proprietário - Rovena Rosa/Agência Brasil

O sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos já está em fase final de teste e deve entrar em funcionamento...

Ler maisDetails

A vida além da visão: Edvaldo Mateus enfrenta a cegueira com muito otimismo

por Cidade Itapetininga
31 de julho de 2024
Edvaldo Mateus da Silva é mineiro de nascimento e itapetiningano de coração.

Mineiro de nascimento e itapetiningano de coração, Edvaldo Mateus da Silva tem uma história de vida bastante curiosa e agitada....

Ler maisDetails

Governador sanciona lei que proíbe venda de cães e gatos em vitrines e por pessoas físicas

por Cidade Itapetininga
14 de julho de 2024
Mulher segurando um cachorro na loja de animais. (Freepik)

O governador Tarcísio de Freitas sancionou o PL 1477, de 2023, que garante proteção, saúde e bem-estar na criação e...

Ler maisDetails

Restaurante Árabe tem música ao vivo no final de semana

por Cidade Itapetininga
5 de julho de 2024
Nesta sexta-feira (5), apresenta-se no local Ana Nogueira. No sábado, é a vez de Dr. Hélio e Grupo.

O Restaurante  Árabe de Itapetininga tem programação com música ao vivo aos finais de semana com o melhor da MPB,...

Ler maisDetails

Saiba como garantir segurança de pets exóticos e silvestres

por Cidade Itapetininga
18 de janeiro de 2024
Diferente dos pets mais comuns, como gatos e cachorros, que passaram por um processo de domesticação de milhares de anos, os animais silvestres ou não são domesticados, ou foram domesticados recentemente. (Divulgação)

Furão, iguana, sagui, porquinho-da-índia, chinchila, tartaruga, cacatua e até mesmo aranhas e serpentes são algumas das muitas espécies exóticas que...

Ler maisDetails
Ver mais

LEIA O JORNAL CIDADE +

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.

{rtf1ansiansicpg1252cocoartf2821 cocoatextscaling0cocoaplatform0{fonttblf0fnilfcharset0 HelveticaNeue;} {colortbl;red255green255blue255;red255green255blue255;red29green33blue46;} {*expandedcolortbl;;cssrgbc100000c100000c100000;cssrgbc14902c17647c23529;} paperw11900paperh16840margl1440margr1440vieww13520viewh14440viewkind0 deftab720 pardpardeftab720partightenfactor0 f0fs26 cf2 cb3 expnd0expndtw0kerning0 outl0strokewidth0 strokec2
}
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Conteúdo Especial
  • Esportes
  • Região
  • Cultura

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.