Uma alimentação equilibrada e a realização regular de exercícios físicos simples são aliados para evitar que as consequências psicológicas causadas pelo atual momento se tornem duradouras.
Segundo o personal trainer William Freitas, o estresse pode ser causado por privação do sono, alta carga de trabalho, ansiedade, nervosismo, irritabilidade, insatisfação corporal, sedentarismo e mal funcionamento intestinal. “Todos esses fatores estressantes auxiliam no ganho de peso e no desenvolvimento de doenças metabólicas”, explica.
Bioquimicamente, quando uma pessoa se sente ameaçada, o corpo libera um hormônio chamado cortisol, que é o regente da orquestra. “O cortisol por sua vez, faz com que o corpo libere adrenalina e insulina. A adrenalina libera açúcar na corrente sanguínea rapidamente. A insulina faz que a glicose entre mais rápido na célula para termos mais energia”, diz William Freitas.
“Quando isso acontece, várias vezes ao dia, uma pessoa começa a sentir com mais vontade de comer doces e carboidratos simples, como pães, porque a insulina está circulando no sangue e o sistema nervoso central entende que o corpo precisa de mais energia atuando em áreas da fome no cérebro. Imagine isso dia após dia, durante anos”, afirma.
Durante a prática de exercício físico, o organismo libera endorfina, que ajuda a aliviar o estresse, ansiedade e mal estar. “Ou seja, a prática de exercício físico te dá uma sensação de bem-estar, acabando com stress e ansiedade e com isso auxilia no processo do emagreciment”, diz o personal William Freitas.
Veja o video: