22 JUL 2020
REDAÇÃO
Durante a quarentena e isolamento social, os tutores precisam redobrar a atenção com um assunto que pode impactar a vida dos animais de estimação. Neste período, segundo o médico veterinário Reynaldo Dias Landgraf Junior, os pets podem acabar ganhando peso.
“Os proprietários não podem sair para a rua por medo de adquirir a Covid-19 e com isso os animais ficam mais confinados e comendo (junto com o proprietário) o dia todo”, diz o veterinário em conversa com o site Cidade Itapetinga.
O médico veterinário, que é especialista nas áreas de acupuntura, neurologia, homeopatia, ozonioterapia, fitoterapia chinesa e medicina quântica, explica que todos os animais, independente da raça, sofrem com a obesidade e isso pode gerar problemas metabólicos, como diabetes, cardíacos, articulares, entre outros.
Uma das principais causas da obesidade é a falta de cuidados no manejo alimentar. “Muitos ganham peso devido à alimentação desbalanceada e desregrada. Vejo muito na rotina, relatos de proprietários que têm a mania de misturar comida à ração”, explica o veterinário.
A orientação dele é escolher entre a ração ou a alimentação natural. “Se optar pela ração, deve comprar uma de qualidade e na quantidade indicada pelo médico veterinário. Se optar pela alimentação natural, que na minha opinião é a ideal para qualquer animal de qualquer raça ou idade, deve dar somente a alimentação natural e nada mais”, explica.
Se o animal estiver ganhando peso rapidamente o ideal é procurar ajuda de veterinário. “Como disse anteriormente, a obesidade causa sérios problemas à saúde dos nossos pet’s. Para que isso não ocorra, visite seu médico veterinário semestralmente para exames de rotina, ele dará todas as orientações necessárias para corrigir este e os demais problemas que possam aparecer”.