PUBLICIDADE
1 de janeiro de 2026
Sem resultado
Ver todos os resultados
ANUNCIE
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
  • Home
  • Cidade
  • Economia
  • Política
  • Região
  • Conteúdo Especial
  • Vida e Estilo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Jornal Cidade Itapetininga
Sem resultado
Ver todos os resultados

Alergia ao suor: especialista explica os sintomas e como prevenir

A alergologista e imunologista Daniele Alevato, de Sorocaba, fala sobre a alergia ao suor. (Divulgação)

A alergologista e imunologista Daniele Alevato, de Sorocaba, fala sobre a alergia ao suor. (Divulgação)

Facebook TwitterWhatsappTelegram

“Alergia ao suor existe?! Sim! E é chamada de urticária colinérgica”, é o que afirma a alergologista e imunologista Daniele Alevato, de Sorocaba (SP). Esta vermelhidão pode surgir na pele quando o corpo aumenta a temperatura, como quando nos expomos ao sol, banho quente, alimentos ou bebidas quentes e até exercício físico. Com a elevação da temperatura, a pele fica suada e em seguida ocorre o aparecimento de lesões, popularmente conhecidas como alergia ao suor. 

PUBLICIDADE

Este cenário não é algo incomum. Um levantamento realizado pela Organização Mundial da Alergia (OMA), em mais de 30 países, apontou que 22% da população sofre com algum tipo de alergia. 

As lesões se caracterizam pelo aparecimento de lesões vermelhas que coçam e podem até ficar inchadas, normalmente acomete mais os braços e pernas, conforme afirma a médica alergologista. 

A especialista ressalta que o uso de produtos de higiene, maquiagem e cremes podem também agravar a condição em peles sensíveis, causando outros tipos de dermatites que pioram com a exposição solar. 

PUBLICIDADE

Joice Barros, estudante de jornalismo, conta que normalmente sente coceira no pescoço em dias muito quentes. “Formam algumas  bolinhas vermelhas que ardem. Comecei a sentir há pouco tempo, pois antes eu morava em uma cidade mais fria e úmida, mas em Sorocaba, por ser mais seco e quente, eu senti bastante alteração na minha pele”, conta.

Ela ainda relata que percebe a piora em dias em que está com o cabelo longo solto, pois sua mais. “É bem ruim, porque, se eu não me atento e começo a coçar, às vezes faz feridinhas que ardem ainda mais com o suor da pele. No dia a dia, se já sei que tenho que caminhar, então fico preparada para prender o cabelo”.

PUBLICIDADE

A alergia ao suor pode surgir em pessoas de todas as idades, sendo mais frequente em bebês, crianças, idosos e pessoas acamadas. Para diferenciar essa condição de outras dermatites, Daniele Alevato recomenda sempre passar por uma consulta médica, pois só com a avaliação é possível fazer o diagnóstico mais preciso. 

Prevenção e tratamento

Para prevenir a alergia ao suor, a especialista destaca que é importante evitar a exposição ao sol diretamente. Nos dias quentes, o conselho é beber bastante água e tomar banhos mais frescos. Além disso, é recomendado evitar produtos que possam causar irritação e, principalmente, manter a pele sempre hidratada.

“Durante a prática de atividade física, opte por roupas confortáveis, com tecidos que ajudam na transpiração, como o algodão. O mesmo conselho é válido nos casos em que aparecem as brotoejas, assim a pele consegue respirar melhor”, aconselha Daniele. 

Nos bebês, opte por roupas leves, sem utilizar amaciantes que possam irritar a pele. Aumentar o volume de banhos, apenas com água, para baixar a temperatura da pele, também é recomendado.

Quanto ao tratamento, depende do tipo de reação que está ocorrendo com cada paciente. “Caso seja uma dermatite de contato à substância, após realizar o teste de diagnóstico, é preciso evitar o uso do produto.”

Daniele ressalta ainda que é importante estar atento aos sintomas da alergia e sempre buscar ajuda médica com um especialista. Além disso, a prevenção e os cuidados com a pele são fundamentais para mantê-la saudável e livre de irritações.

Relacionadas

AME Itapetininga conquista Acreditação ONA

por Cidade Itapetininga
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Itapetininga “Dr. Roberto Affonso Placco”. (Divulgação)

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Itapetininga “Dr. Roberto Affonso Placco”, unidade estadual de saúde, acaba de conquistar a acreditação...

Ler maisDetails

Posto de Coleta em Itapetininga realiza Campanha de Doação de Sangue no dia 29 de março

por Cidade Itapetininga
Bolsas de sangue. (Divulgação)

O Posto Municipal de Coleta de Sangue “Dr. João Batista de Souza Camargo”, em Itapetininga, realiza no dia 29 março,...

Ler maisDetails

Itapetininga inicia a Campanha ‘Fique Sabendo Tuberculose 2025’

por Cidade Itapetininga
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas.(Divulgação)

A Prefeitura de Itapetininga realiza, de 17 a 31 de março, a Campanha “Fique Sabendo Tuberculose 2025”, com busca ativa...

Ler maisDetails

Onda de calor pode afetar a  saúde; veja como se cuidar

por Cidade Itapetininga
É importante adotar medidas preventivas, como ingestão de água e uso de protetor solar.

Com as altas temperaturas, é fundamental reforçar a hidratação, principalmente, de bebês, crianças e idosos. Para prevenir quadros de desidratação,...

Ler maisDetails

Brinquedos, bandeja da geladeira e mais: conheça locais da sua casa que podem ser criadouros do Aedes aegypti

por Cidade Itapetininga
No último ano o Estado de São Paulo investiu mais de R$ 225 milhões no combate à doença. Foto: Divulgação/Governo de SP

As residências concentram 75% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya, mostram dados da Secretaria de Saúde...

Ler maisDetails
Ver mais
PUBLICIDADE

Notícias Recentes

Elias Francisco, de Alambari, da classe F33, alcançou um feito histórico. (Divulgação)

Paratleta de Alambari, Elias Francisco, conquista dois recordes das Américas no Campeonato Brasileiro Paralímpico

O Night Glow é um espetáculo noturno encantador, no qual balões de ar quente permanecem presos ao solo enquanto realizam uma coreografia de luzes sincronizadas. (Divulgação)

Alambari prepara noite mágica com ‘Night Glow’ e show especial de Paulo Ricardo com entrada gratuita

No curso, os alunos são orientados e preparados na busca de um emprego compatível com seus interesses e habilidades. (Agência Brasil)

PAT de Itapetininga tem 224 oportunidades de emprego nesta segunda-feira

A população da cidade de Itapetininga chegou a 157.790 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 9,29% em comparação com o Censo de 2010. (William Furtado)

Prefeitura de Itapetininga realiza nova Audiência Pública para revisão do Plano Diretor nesta segunda-feira

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Cidade
  • Política
  • Economia
  • Conteúdo Especial
  • Esportes
  • Região
  • Cultura

© 2022 Cidade Itapetininga. Todos os direitos reservados.