04 MAI 2021
REDAÇÃO
O itapetiningano Marcos Valério Rodrigues Mariano, de 51 anos, faleceu no último sábado (1º). Mariano era diretor da Penitenciária I de Guareí e há cerca de dois meses havia contraído Covid-19, recuperando-se e voltando a trabalhar. Recentemente, teve complicações, possivelmente agravadas por dengue, contraída depois da Covid-19 e estava entubado em unidade médica. O servidor havia ingressado na SAP em 2003, como Agente de Segurança Penitenciária (ASP). A pasta se solidariza com os familiares e está prestando todo apoio necessário.
A SAP informou que segue todas as determinações do Centro de Contingência do coronavírus. Medidas de higiene preconizadas pelos órgãos de saúde foram aplicadas, inclusive com a suspensão de atividades coletivas. A limpeza das áreas foi intensificada, a entrada de qualquer pessoa alheia ao corpo funcional foi restringida, além de determinada a quarentena para os presos que entram no sistema prisional. Os grupos de risco são monitorados e foi ampliada a distribuição de produtos de higiene, álcool em gel e sabonete e distribuição de EPIS (Equipamentos de Proteção Individual).
Segundo a SAP, o Estado de São Paulo já distribuiu cerca de 6 milhões de máscaras reutilizáveis para presos e funcionários, incluindo mais de 68 mil máscaras do tipo N95/PFF2. Além das máscaras, foram entregues aos presídios quase 3 milhões de luvas descartáveis, mais de 132 mil litros de álcool gel, 103 mil litros de sabonete líquido, entre outros insumos.
Conforme a pasta, desde junho de 2020, está sendo realizada a testagem em massa pelo Governo do Estado às pessoas privadas de liberdade e aos servidores do sistema penitenciário paulista, obedecendo a um cronograma técnico da área da saúde. Também foi realizada, de 5 a 12 de abril, a vacinação de servidores dos 178 presídios, simultaneamente em todo o estado. Foram imunizados cerca de 30 mil profissionais da linha de frente.
Nas Penitenciárias I e II de Guareí, atualmente, não existem casos ativos de Covid-10. Ambas passaram por testagem em massa. Desde o começo da pandemia, 960 reeducandos testaram positivo para a doença na P I e todos estão curados e voltaram a conviver a população carcerária; e 685 testaram positivo na PII, sendo que 3 faleceram e 682 voltaram ao convívio com outros reeducandos.
Entre os servidores, na Penitenciária I 63 testaram positivo e todos já retornaram às suas atividades. Na P II, 42 testaram positivo para Covid-19, sendo que 2 faleceram e 40 voltaram às atividades.
Também não há casos ativos nas unidades de Itapetininga. No CRF de Itapetininga, não houve registros de Covid-19 entre as presas. Entre servidores, 1 testou positivo e já retornou às atividades. Na Penitenciária I da cidade, onde foi realizada testagem em massa, 37 presos testaram positivo e todos estão curados. Entre servidores, 26 testaram positivo. Destes, 1 faleceu e 25 retornaram às atividades. Na P II, 21 presos testaram positivo para a doença e estão curados. Entre servidores, 16 testaram positivo e todos estão curados e voltaram às atividades.
Isolamento
Nos casos suspeitos entre os presos, o paciente é isolado e a Vigilância Epidemiológica local é contatada. Os servidores em contato com o paciente devem usar mecanismos de proteção padrão, como máscaras e luvas descartáveis. Se confirmado o diagnóstico, além de continuar seguindo os procedimentos indicados, o preso será mantido em isolamento na enfermaria durante todo o período de tratamento.
Todo servidor com suspeita de diagnóstico de Covid-19 está devidamente afastado sob medidas de isolamento em sua residência, conforme orientações do Comitê de Contingência do coronavírus e a Secretaria acompanha seu quadro clínico, fornecendo todo o suporte necessário para sua recuperação.








